PT Bahia já tem três novos nomes para a disputa pela sucessão de Éden Valadares na presidência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O processo eleitoral no Partido dos Trabalhadores da Bahia para a escolha da nova presidência do Diretório Estadual está se definindo com três nomes que se destacam. Ellen Coutinho, Liu Durães do MST e Sandro Magalhães se apresentam como postulantes ao cargo. A votação, que ocorrerá no dia 6 de julho de 2025, contará com a utilização de urnas eletrônicas para renovar as lideranças do partido em âmbito municipal, estadual e nacional.

O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), ressaltou que este PED deste ano será o maior e mais participativo da história do partido no estado.

O PT Bahia viu um aumento significativo de novos filiados, totalizando 192 mil, e 350 cidades participarão da votação no PED em todos os níveis. Em um ambiente de confiança, o partido promove um processo que se espera seja altamente participativo.

Os Candidatos em Destaque

A economista Ellen Coutinho, com 35 anos, é figura presente no Diretório Nacional do PT, diretora da Fundação Perseu Abramo desde 2020, além de ter ocupado cargos como secretária Estadual de Formação Política e secretária Estadual de Juventude do PT. Defensora ativa da igualdade racial, concorreu à presidência do partido estadual em 2019, obtendo cerca de 40% dos votos no Congresso Estadual, perdendo para Éden Valadares.

Liu Durães, com 41 anos, é outra candidata à presidência do PT Bahia. Integrante do MST desde a infância, ela faz parte da direção estadual e nacional do Movimento. Engenheira agrônoma formada pela UNEB, Liu é filiada ao PT desde 2006 e tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a reforma agrária e a agroecologia.

Aos 39 anos, Sandro Magalhães, presidente do PT de Serrinha, destaca-se como um dos concorrentes. Com uma carreira como professor da rede pública de ensino e passagens como secretário de Educação de Serrinha e superintendente de Cultura do Estado da Bahia, Sandro participou ativamente das campanhas de Wagner, Rui e Lula no Território do Sisal, demonstrando uma ampla experiência e engajamento político desde 2004.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRT-BA mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeo no TikTok reclamando da empresa

Uma ajudante de cozinha foi demitida por justa causa após publicar um vídeo em sua conta do TikTok, reclamando do tratamento recebido pelos...

Homem acusador matar jovem Rhianna é preso preventivamente, aponta SJDH

Um homem de 19 anos, acusado do feminicídio da jovem Rhianna Alves, foi preso preventivamente na quarta-feira (10) em Luís Eduardo Magalhães, na...

Jovem encontrada morta ao lado de PM em Feira de Santana teve velório nesta quarta

Nesta quarta-feira, dia 10, familiares e amigos se reuniram em Feira de Santana para prestar as últimas homenagens a Gés sica do Nascimento...