Deputado do PL do Rio nomeia ex-secretário suspeito de negociar com chefes do CV

Publicado:

O deputado estadual do Rio de Janeiro, Alexandre Knoploch (PL), causou polêmica ao nomear Raphael Montenegro, ex-secretário da Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária), como seu assessor parlamentar. Montenegro ficou sob os holofotes após ser preso por suspeita de negociar a transferência de chefes do Comando Vermelho para o Rio de Janeiro.

As acusações recaem sobre Montenegro por apresentar informações falsas à Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, a fim de visitar detentos como Marcinho VP, durante sua gestão na Seap. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região trancou a ação penal contra ele em 2022, alegando que seu objetivo era estabelecer um acordo entre as facções criminosas.

Diálogos gravados entre Montenegro e presos revelaram sua suposta ciência sobre atividades ilícitas nas prisões fluminenses, como a entrada de celulares e a expansão do Comando Vermelho para outros estados e países.

Além disso, Montenegro é suspeito de facilitar a libertação do traficante Wilson Carlos Quintanilha, o Abelha, considerado foragido desde sua fuga do Complexo de Bangu em 2021, apesar do mandado de prisão em aberto. Imagens mostram Abelha cumprimentando Montenegro na saída da prisão.

Knoploch defendeu a nomeação de Montenegro, alegando que não há contradição, pois a interação entre secretários da Seap e detentos é comum. O deputado até protocolou um pedido de CPI para investigar possíveis irregularidades na gestão da Seap.

A Justiça determinou o afastamento de servidores da Seap por suspeita de corrupção, após denúncias de suborno para obtenção de benefícios a presos. A Seap não se pronunciou até o momento.

Diante desses escândalos e polêmicas, o Rio de Janeiro se vê envolvido em mais um episódio controverso, evidenciando a importância da transparência e da integridade nas instituições públicas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Farra do INSS: empresário preso escondeu dinheiro no exterior, diz PF

Maurício Camisotti, preso preventivamente por suposto envolvimento em um esquema de descontos indevidos contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), utilizou...

Contra o Flamengo, Racing busca final da Libertadores após 58 anos

Nesta quarta-feira, 29 de outubro, o Racing tem um grande desafio pela frente. Às 21h30, a equipe argentina se encontra com o Flamengo...