O chá de maracujá é uma bebida conhecida por suas propriedades calmantes, graças à presença da Passiflora incarnata, um princípio ativo da fruta que tem efeito relaxante, sendo ideal para combater a insônia e a ansiedade. Além de ser consumido em sucos e sobremesas, o chá, seja servido quente ou gelado, proporciona os mesmos benefícios. Para aproveitar ao máximo suas propriedades, é recomendado consumi-lo imediatamente após o preparo.
“A Passiflora incarnata, encontrada nas partes aéreas da fruta, age no sistema nervoso central, proporcionando efeitos sedativos, calma e relaxamento”, explica a nutricionista esportiva Letícia Lenzi, da Clínica Éclisée Estética Avançada.
Descubra os Nutrientes e Compostos do Chá de Maracujá
- Flavonoides: antioxidantes e anti-inflamatórios, promovendo a saúde de células e do sistema cardiovascular.
- Carotenoides: antioxidantes que previnem doenças como câncer, catarata e aterosclerose, além de retardar o envelhecimento.
- Compostos fenólicos: antioxidantes que previnem doenças.
- Vitaminas (complexo B, A e C): fortalecem o sistema imunológico e mantêm a pele saudável.
- Minerais (cálcio, fósforo e ferro): fortalecem ossos e previnem anemia.
Desvende os Benefícios do Chá de Maracujá
O chá pode ser preparado com folhas, cascas e polpa da fruta, destacando-se a infusão das partes da planta para aproveitar as propriedades calmantes. “A infusão feita a partir da polpa do maracujá fresco não possui as mesmas propriedades sedativas e calmantes”, ressalta a nutricionista Julia Carricondo, do Instituto de Nutrição.
Alguns benefícios da bebida incluem:
Redução do estresse e ansiedade: Os flavonoides presentes no chá reduzem os sintomas de estresse e ansiedade, promovendo relaxamento e podendo ser um coadjuvante no tratamento da depressão, desde que acompanhado por profissionais de saúde.
Melhora da qualidade do sono: As propriedades sedativas auxiliam no tratamento da insônia, promovendo um sono de melhor qualidade.
Retardamento do envelhecimento: Com seus antioxidantes, o chá combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Auxílio na digestão: As fibras presentes no chá melhoram a saúde intestinal e fortalecem a imunidade.
Prevenção de doenças cardiovasculares: As propriedades antioxidantes protegem as artérias, prevenindo doenças cardíacas.
Ajuda no tratamento de vícios e alcoolismo: Devido às suas propriedades calmantes, o chá pode ser um aliado no tratamento de vícios, diminuindo a atividade cerebral e auxiliando na redução do desejo por drogas e álcool.
Contraindicações
O chá de maracujá, embora natural, deve ser consumido com moderação para evitar efeitos indesejados. O uso prolongado pode causar sonolência, tonturas e diarreia. Pessoas alérgicas à fruta, grávidas, lactantes e crianças pequenas devem consultar um profissional de saúde antes de inclui-lo na dieta.
Consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo regime de consumo, especialmente se houver preocupações com interações medicamentosas ou condições de saúde específicas, recomenda Letícia.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e mantenha-se atualizado sobre esses temas!
Comentários Facebook