O Ministério da Saúde controlado pelos Houthis no Iêmen relatou que o número de vítimas fatais em decorrência do ataque dos Estados Unidos subiu para 53. Entre os mortos, estão cinco crianças e duas mulheres, enquanto 98 pessoas ficaram feridas.
O departamento político dos Houthis denunciou os ataques como um “crime de guerra”. Em comunicado, o grupo afirmou que as forças armadas do Iêmen estão preparadas para responder a qualquer escalada. O país está localizado no sul do Oriente Médio e possui uma posição estratégica em relação ao tráfego marítimo do Mar Vermelho.
O bombardeio foi ordenado pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Poucas horas após o ataque militar, os Houthis alertaram que a agressão não ficará sem resposta e que estão totalmente preparados para qualquer escalada no conflito.
Os rebeldes Houthis anunciaram a retomada dos bloqueios nos mares Vermelho e Arábico, especificando que a medida se aplica apenas a embarcações com bandeira israelense. Essa ação é uma resposta à decisão do governo de Israel de bloquear a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Facebook Comments