Israel lança ataques na Faixa de Gaza após impasse sobre reféns

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nas primeiras horas de terça-feira (18/3) no horário local – noite de segunda-feira (17/3) no Brasil – as Forças de Defesa de Israel lançaram uma série de ataques contra a Faixa de Gaza. Esta é a primeira grande operação militar desde o acordo de cessar-fogo com o grupo Hamas, em janeiro deste ano. Segundo informações da Al Jazeera, os ataques resultaram em 86 mortes e centenas de feridos.

O governo israelense afirmou que os objetivos dos ataques são líderes do Hamas e infraestrutura vital para o grupo, classificado como organização terrorista por Israel e outras nações. A operação é conduzida em conjunto com a Agência de Segurança de Israel, responsável pela inteligência do país.

O início da ofensiva foi motivado pela recusa do Hamas em liberar reféns mantidos em Gaza e em rejeitar todas as tentativas de negociação apresentadas, conforme declarou o escritório do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

“Israel responderá ao Hamas com uma força militar crescente”, afirmou o governo israelense, ressaltando que a operação poderá se intensificar conforme necessário.

Resposta e Consequências

Em contrapartida, um representante do Hamas acusou Israel de violar unilateralmente o acordo de cessar-fogo, colocando em perigo a segurança dos reféns. “Esses ataques colocam os reféns em um destino incerto”, declarou o porta-voz do grupo.

A escalada da situação levou Israel a impor medidas restritivas adicionais às comunidades próximas à fronteira com a Faixa de Gaza. Escolas na região afetada suspendeu temporariamente as aulas como precaução.

Antes desse amplo ataque, incidentes menores já haviam sido registrados. No sábado passado (15/3), um bombardeio no norte do território resultou na morte de nove indivíduos, de acordo com profissionais de saúde locais.

O cessar-fogo, iniciado em 19 de janeiro, previa uma suspensão completa dos ataques e a troca de reféns mantidos pelo Hamas em Gaza por prisioneiros palestinos em Israel. Contudo, a primeira fase do acordo expirou em 1º de março sem avanços significativos, o que levou à suspensão da entrada de ajuda humanitária em Gaza por parte de Israel.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agente morre após viatura da PRF sair da pista durante perseguição

Reprodução/ Direção Concursos Um acidente envolvendo uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deixou a morte de um agente e deixou dois...

PM é morto a tiros durante briga em fila de barraca de praia no Ceará

Na Praia do Futuro, em Fortaleza, uma discussão terminou com disparos que atingiram um policial militar. Além dele, outra pessoa foi baleada e...

VÍDEO: Wagner Moura e elenco de ‘O Agente Secreto’ caem no samba após conquista no Globo de Ouro

Os prêmios de Melhor Ator de Drama para Wagner Moura e de Melhor Filme Internacional para "O Agente Secreto" foram celebrados pelo elenco...