Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e presidente do PSDB no estado, o deputado estadual Tiago Correia enviou ofícios ao Ministério Público Federal (MPF), ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) solicitando ação imediata contra as invasões de terra em crescimento no extremo sul da Bahia, com relatos de 81 propriedades invadidas por produtores rurais.
Diante da gravidade da situação, Correia destaca a necessidade de uma resposta rápida das forças de segurança e do sistema de Justiça, considerando que diversas propriedades agrícolas estão sob monitoramento e invasão, incluindo aquelas provenientes de assentamentos agrários.
De acordo com relatos dos produtores, os ataques são orquestrados por grupos altamente armados que se utilizam de indígenas como escudo durante as invasões, se passando frequentemente por membros das comunidades locais.
“Essas invasões têm provocado conflitos fundiários, assemelhando-se a trágicos episódios do faroeste, com atos de extrema violência física e psicológica, resultando em várias vítimas, entre mortos e feridos – como no caso do falecimento de um indígena na última segunda-feira (10/03)”, descreve o ofício enviado pelo líder oposicionista.
Tiago Correia ressalta que a Polícia Militar tem se esforçado ao máximo para conter as invasões, porém o efetivo disponibilizado pelo Governo Estadual tem se mostrado insuficiente.
O deputado afirma que os criminosos têm utilizado indígenas como escudo para invadir propriedades produtivas, especialmente as que armazenam café. “Eles entram, saqueiam a produção, o maquinário e até mesmo o café pronto para a colheita. Após a expropriação da fazenda, deixam duas, três famílias indígenas no local e partem para saquear outra propriedade. Trata-se de um movimento criminoso que demanda ação imediata dos governos estadual e federal, sobretudo pelo envolvimento de indígenas”, enfatizou Tiago Correia.
Comentários Facebook