Putin aceita cessar-fogo temporário com a Ucrânia após conversa com Trump
Em uma conversa por telefone que durou 90 minutos, Donald Trump anunciou que o presidente russo, Vladimir Putin, concordou com um cessar-fogo de 30 dias com a Ucrânia. Durante esse período, a Rússia irá interromper os ataques contra a infraestrutura e a rede energética.
Embora o principal objetivo dos EUA, que era obter uma trégua total, não tenha sido alcançado, Trump afirmou que o acordo é um passo importante para chegar a um cessar-fogo completo. Além disso, foi acordada a liberação de 175 prisioneiros de guerra tanto da Rússia quanto da Ucrânia, incluindo a entrega de 23 combatentes russos com ferimentos graves para Kiev.
De acordo com o Kremlin, a Rússia destaca a importância do controle efetivo da interrupção das hostilidades ao longo da linha de frente, a cessação do alistamento militar forçado na Ucrânia e a interrupção do rearmamento das Forças Armadas Ucranianas como aspectos cruciais do acordo. Além disso, foi mencionado que Putin propôs a realização de partidas de hóquei no gelo entre jogadores russos e americanos, ideia que foi aceita por Trump. As negociações entre os dois países continuarão.
Comentários Facebook