VÍDEO: Ministro do STJ nega xenofobia em piada sobre “agilidade” dos baianos: “Maldade está em quem ouve”

Publicado:

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que gerou críticas por uma piada com teor xenofóbico sobre os baianos durante uma sessão, respondeu às críticas do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que desaprovou a “brincadeira” do magistrado. Em seu pronunciamento na quinta-feira (20), Noronha negou veementemente qualquer ato xenofóbico em sua fala e enfatizou que não será intimidado pelas críticas.

“Fiquei entristecido ao ver o governador emitir uma nota considerando o comentário xenofóbico. Será que serei eu que irei hostilizar meus conterrâneos de Eliomar Baleeiro e outros grandes poetas? Não irei me intimidar. Não me guio pelo comportamento que a imprensa tenta impor. Me guio pelo que acredito ser correto”, afirmou o ministro.

Durante seu discurso, Noronha destacou que sua observação sobre a “agilidade” do povo baiano não continha maldade. Além disso, enalteceu a história e cultura baiana, mencionando o Descobrimento do Brasil e citando a Bahia como terra dos “maiores cantores brasileiros”.

“Em momento algum houve maldade, fica evidente no vídeo. A maldade está mais em quem ouve do que em quem fala. Tenho grande estima pela Bahia. O Brasil foi descoberto através da Bahia. O Brasil começa pela Bahia. Quando a família real desembarcou no Brasil, a primeira parada foi na Bahia. A Bahia é a terra de Rui Barbosa, dos maiores cantores brasileiros”, declarou o ministro durante a sessão.

Confira o pronunciamento na íntegra:

RELEMBRE O OCORRIDO
Na terça-feira (18), Noronha fez uma piada de cunho xenofóbico contra os baianos durante uma sessão virtual, enquanto brincava com o ministro cearense Raul Araújo.

A piada surgiu quando Araújo comentou sobre ter machucado o menisco jogando basquete.

“Você já sabe, baiano jogando basquete. Dizem que o baiano é tão ágil que quando ele arremessa a bola na sexta, ela só cai no sábado [risos]. Os baianos, me perdoem, têm uma simpatia imensa. Não me expulsem de lá porque adoro acarajé”, disse Noronha.

Veja o momento novamente:

Logo após, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) expressou indignação com o comportamento do ministro do STJ, classificando a fala como xenofobia pura e destacando que não pode ser justificada apenas como uma piada de mau gosto.

“É xenofobia pura. É chocante ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso sobre o povo baiano”, manifestou o governador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Don Juan seduz viúva, leva todo dinheiro e vende casa milionária no DF

Uma história de amor que rapidamente se transformou em um pesadelo financeiro. Uma viúva de 45 anos se viu presa nas garras de...

PM desarticula desmanche de veículos na Avenida Suburbana, em Salvador; homem foi preso em flagrante

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) desmantelou um desmanche ilegal de veículos na Avenida Dois Irmãos, em Salvador, no final da tarde de...

Policial é investigado por disparar em área de estabelecimento no Rio Vermelho

Um incidente alarmante abalou a tranquilidade do Rio Vermelho, em Salvador, quando um policial militar se tornou alvo de uma investigação após disparar...