Venezuela recebe 199 deportados dos EUA em meio à crise migratória iniciada por Trump

Publicado:

Venezuela recebe 199 deportados dos EUA em meio à crise migratória

Um avião chegou à Venezuela trazendo 199 deportados dos Estados Unidos, marcando a retomada dos voos de deportações que haviam sido interrompidos em decorrência da crise migratória desencadeada por Donald Trump. O país anunciou a retomada dos voos após a suspensão de um mês, durante o qual ambos os governos trocaram acusações sobre o descumprimento de um acordo de deportações firmado em janeiro.

No aeroporto de Maiquetía, em Caracas, o ministro do Interior, Diosdado Cabello, recebeu os deportados: “Hoje, estamos recebendo 199 compatriotas”, afirmou. O avião da Conviasa, companhia aérea estatal, pousou às 1h01. Um dos deportados expressou gratidão, dizendo “Obrigado! Deus abençoe a Venezuela”, enquanto descia da aeronave. Imagens exibidas pela TV estatal mostraram os migrantes, todos homens, algemados dentro do avião em Honduras.

Esse foi o quarto voo com venezuelanos deportados dos EUA, com os dois primeiros partindo do Texas em 10 de fevereiro. Cabello esclareceu que os voos estão sendo retomados, com certa irregularidade, e que a Venezuela está pronta para receber seus cidadãos quando necessário. As deportações, estabelecidas após a visita de Richard Grenell, enviado especial de Trump, foram contestadas pelo presidente americano, resultando na revogação da licença da Chevron para operar no país.

Caracas denunciou que os Estados Unidos estavam bloqueando os voos de repatriação, enquanto as relações diplomáticas entre os dois países estão rompidas desde 2019. A crise econômica venezuelana, agravada por sanções americanas, e as tensões políticas contribuíram para um êxodo significativo de venezuelanos nos últimos anos.

As deportações recentes incluíram venezuelanos enviados a El Salvador, rotulados como membros de uma gangue terrorista pelo governo dos EUA. Caracas refutou as acusações, alegando uma campanha de criminalização dos migrantes. A situação evidencia a complexidade da questão migratória na região, com milhares de venezuelanos deixando o país em busca de melhores condições de vida em meio à crise econômica.

Com mais de oito milhões de venezuelanos deixando seu país desde 2014, a Venezuela enfrenta desafios significativos, com a situação dos migrantes sendo frequentemente disputada politicamente. A comunidade internacional monitora de perto os desdobramentos das deportações e suas implicações nos direitos e na segurança dos migrantes.

Chamado à ação: Compartilhe suas opiniões e reflexões sobre a situação dos migrantes venezuelanos e a complexa dinâmica migratória na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paquistão e Afeganistão acordam ‘cessar-fogo imediato’

Paquistão e Afeganistão definiram um cessar-fogo “imediato” durante negociações mediadas pelo Catar. A informação foi divulgada neste domingo (19) pelo Ministério das Relações...

Hamas denuncia que violações de cessar-fogo por Israel mataram 38 pessoas

O governo do Hamas na Faixa de Gaza denunciou que Israel violou 47 vezes o acordo de cessar-fogo, vigente desde 10 de outubro....

Netanyahu diz que conflito se encerrará depois da 2ª fase do plano que inclui desarmamento do Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou no último sábado, 18 de outubro, que a guerra em Gaza terminará assim que a segunda...