Deputado paraguaio debocha de choro de jogador do Palmeiras que foi vítima de racismo

Publicado:

Durante um discurso no Congresso, o deputado paraguaio Yamil Esgaib causou controvérsia ao proferir comentários racistas e machistas em relação ao atacante Luighi, do Palmeiras. Durante esse discurso transmitido ao vivo, o jogador, que chorou após ser vítima de racismo durante uma partida contra o Cerro Porteño, foi alvo de zombarias por parte de Esgaib, que o chamou de “maricas” e afirmou a importância da “masculinidade” em campo.

Embora o político não tenha mencionado explicitamente o nome de Luighi, suas declarações claramente faziam alusão ao caso. Ele fez comentários como: “Até hoje chamamos o negro de negro, o loirinho de ‘sayju’. Ninguém se ofende. E ainda afirmou que em situações assim, poderia ocorrer uma ‘linda briga’, mas jamais o choro em frente às câmeras.

Luighi sofreu insultos racistas durante um jogo da Copa Libertadores sub-20 em 6 de março, quando torcedores adversários imitaram gestos de macaco. Em resposta, a Conmebol multou o Cerro Porteño em US$ 50 mil, quantia considerada insuficiente pelo Palmeiras diante da gravidade do ocorrido. Durante uma entrevista coletiva, o jogador expressou sua frustração ao ser questionado por um repórter sobre o jogo, mas não sobre o ato de racismo. “Isso é sério? Vocês não vão mencionar o ato de racismo que sofri? Até quando passaremos por isso? O que fizeram comigo foi um crime”, desabafou.

Yamil Esgaib, membro do Partido Colorado, discordou da penalização e argumentou que os clubes não devem ser responsabilizados pelas ações de seus torcedores. O deputado é conhecido por suas declarações polêmicas e machistas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paraguai supera Rio-Niterói e sediará Pan e Parapan de 2031 pela primeira vez

A capital do Paraguai, Assunção, foi escolhida para sediar os Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. A decisão foi anunciada na última sexta-feira,...

Com retornos de Erick e Ruan Pablo, Bahia intensifica preparação para o Ba-Vi 504

O elenco do Bahia se reuniu na manhã desta sexta-feira (10) para o segundo treino da semana, no CT Evaristo de Macedo. O...

Ex-agente que denunciou esquema de diretora em presídio de Eunápolis escapa de sequestro

Um ex-agente de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis sobreviveu a uma tentativa de sequestro na noite...