O prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio, reeleito em 2024 pelo União Brasil, demonstrou interesse em deixar o partido para apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026. Em um encontro recente com Jerônimo, o prefeito expressou sua disposição em sair da sigla para colaborar com o projeto de reeleição do governador.
Desde o início do ano, Jerônimo tem intensificado suas reuniões com prefeitos de diferentes legendas. Até agora, 65 gestores municipais estiveram no gabinete do governador, incluindo sete do União Brasil, partido liderado por ACM Neto na Bahia, principal nome da oposição no estado.
Cinco dos prefeitos que se encontraram com Jerônimo já declararam apoio ao governador para as eleições de 2026, incluindo os gestores de municípios como Mata de São João, Cairu, Sítio do Mato e Buerarema.
Em 2024, o União Brasil conquistou a eleição de 39 prefeitos. Contudo, aproximadamente 10% deles já estão em negociações para se juntar à base de apoio de Jerônimo, de acordo com informações do governo estadual. Aliados da gestão petista sugerem que esse movimento de adesão pode se expandir, considerando também prefeitos de partidos aliados de Neto que estão se aproximando de Jerônimo.
Comentários Facebook