STJ impõe multa aos pais que não vacinarem os filhos contra covid

Publicado:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que os pais que se opuserem à vacinação de seus filhos contra a covid-19 poderão ser penalizados com multa, conforme o artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A decisão considerou a recomendação nacional de vacinação contra a doença desde 2022.

O colegiado baseou sua determinação em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que se mostrou favorável à obrigatoriedade da vacina, desde que esta esteja integrada ao Programa Nacional de Imunizações ou seja imposta por legislação. Outra condição para a imposição da vacina é a determinação do poder público respaldada por consenso científico.

O STJ ressaltou que a Terceira Turma confirmou a aplicação de multa correspondente a três salários mínimos – direcionados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – aos pais de uma menina de 11 anos, no Paraná, que se recusaram a vaciná-la contra a covid-19 durante a pandemia.

Em uma outra decisão recente acerca do tema, o STF considerou inconstitucional uma lei municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, que restringiu a vacinação compulsória da população e proibiu punições a quem não se vacinou em 2022.

Diante desse contexto, a importância da vacinação para proteger a saúde das crianças e da sociedade como um todo é reforçada. Faça a sua parte e vacine-se, contribuindo para um ambiente mais seguro para todos. Juntos, podemos superar os desafios trazidos pela pandemia.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-BA anuncia suspensão de advogados em aviso circular; entenda

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado da Bahia, solicitou a suspensão de um grupo de advogados, medida que foi formalizada...

Vídeo flagra ataque a tiros que resultou em morte de jovem em barbearia de Ipiaú

Na noite de sexta-feira (18), o tranquilo ambiente de uma barbearia em Ipiaú, localizada no Centro da cidade, transformou-se em cena de terror....

José Gil se despede de Preta Gil: “Vai ser dura a caminhada sem você”

Neste domingo (20/7), o mundo da música ficou mais triste com a perda de Preta Gil, aos 50 anos, após anos enfrentando uma...