Casa Branca diz que departamento de Musk vai investigar caso de mensagens vazadas

Publicado:

Nesta quarta-feira (26), a Casa Branca anunciou que o Doge (Departamento de Eficiência Governamental), sob a liderança do bilionário Elon Musk, auxiliará na investigação sobre mensagens vazadas que envolveram ataques contra rebeldes houthis no Iêmen.

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, revelou que o Conselho de Segurança Nacional também está envolvido na apuração para esclarecer como o editor-chefe da revista The Atlantic, Jeffrey Goldberg, foi inadvertidamente incluído em um grupo de conversas no aplicativo Signal.

Ainda que Musk não ocupe um cargo oficial no governo, sua crescente influência em decisões e acesso a informações sensíveis têm levantado questões sobre possíveis conflitos de interesse.

A revista The Atlantic divulgou detalhes das supostas mensagens trocadas entre autoridades, incluindo o secretário de Defesa, Pete Hegseth, que mencionava o momento de uma operação para eliminar um rebelde houthi no Iêmen.

Após a publicação, o conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, afirmou nas redes sociais que não houve vazamento de informações confidenciais. Enquanto isso, o ex-presidente Trump e sua equipe tentaram minimizar o incidente, sugerindo que a imprensa usava o caso como distração para desviar a atenção de suas realizações.

Funcionários da inteligência, incluindo Tulsi Gabbard, diretora do órgão responsável, responderam a questionamentos de legisladores na terça e quarta-feira, argumentando que o conteúdo das mensagens, mesmo através do aplicativo Signal e não de um canal oficial, não constituía uma violação significativa.

Em uma coletiva de imprensa, Leavitt descreveu a troca de mensagens como uma “discussão sobre políticas delicadas” entre altos funcionários do gabinete e a equipe sênior.

Quando questionada sobre demissões decorrentes do vazamento, Leavitt não forneceu garantias diretas, limitando-se a afirmar que o presidente mantém confiança em sua equipe de segurança nacional.

Por meio de uma abordagem transparente e objetiva, a Casa Branca está buscando esclarecer o caso das mensagens vazadas, evidenciando a importância da segurança e integridade nas comunicações governamentais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reino Unido descarta desviar raios solares para conter mudanças climáticas

A ideia de refletir a luz solar de volta ao espaço para resfriar o planeta e combater as mudanças climáticas foi recentemente rejeitada...

Toyota anuncia grande recall e interrompe venda de elétricos

A Toyota está enfrentando um grande recall nos Estados Unidos, afetando quase 600 mil veículos. Essa situação obrigou a montadora japonesa a...

Monitores gamer que vão além dos jogos: opções para jogar, trabalhar e se divertir

Monitores gamer têm se mostrado cada vez mais versáteis. Embora sejam projetados para proporcionar uma melhor experiência em jogos, suas características – como...