JusPod: Advogado criminalista, Pablo Domingues não vê privilégios em foro privilegiado e aponta “problemas” para defesa

Publicado:

O advogado criminalista Pablo Domingues expressa que o foro privilegiado não constitui um privilégio e, na verdade, pode acarretar em desvantagens para a defesa daqueles que estão enfrentando um processo judicial. Em uma participação no JusPod, podcast jurídico do Bahia Notícias, ele enfatizou sua visão crítica sobre o tema.

Domingues compartilhou sua perspectiva afirmando: “Eu não vejo privilégio nisso. Acho até que essa ideia de você já começar a responder um processo em um tribunal, ou tribunal superior, ou o que o valha, traz problemas até pro direito de defesa – ao menos as minhas experiências com isso não foram as melhores.”

O foro privilegiado é uma prerrogativa constitucional que possibilita que certas autoridades sejam julgadas em tribunais específicos. Dentre os beneficiados por esse fator estão presidentes, vice-presidentes, ministros, senadores, deputados federais, governadores e desembargadores dos tribunais de Justiça.

O profissional do direito alertou que, embora a população em geral não compreenda os trâmites judiciais, são os próprios ministros e desembargadores não são responsáveis por instruir os processos ou auxiliar na coleta de provas.

“De um lado, você tem o argumento, que eu acho sólido, de que se você é julgado por um órgão colegiado ou superior, você está sendo julgado por um órgão mais qualificado (em tese). Então as pessoas tendem a imaginar que vai ser um julgamento mais justo. Mas por outro lado, há problemas: processos que vão demorar muito mais tempo, a conexão com a prova (que fica mais afastada), e um problema de especialidade. Nos nossos tribunais, as pessoas que estão ali não são necessariamente especialistas na área criminal”, apontou o advogado.

Pablo Domingues é um profissional de ampla formação, com destaque para seu Pós-Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Além disso, possui doutorado em Direito Constitucional, mestrado em Direito Público com ênfase em Direito Penal, pós-graduação em Direito Penal Econômico e Europeu, e é professor e advogado criminalista, com participações em importantes entidades da área jurídica.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Padre Bida em “Guerreiros do Sol”, Rodrigo Lelis estrela monólogo “Sr. Oculto” em Salvador

No coração de Salvador, uma adaptação de um clássico da literatura traz à vida questões profundas sobre a natureza humana. “Sr. Oculto”, um...

Van escolar perde freios e colide com casa em Ibicoara; pais cobram fiscalização

Em um dia que deveria ser comum, a tranquilidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi abalada por um acidente envolvendo uma van escolar....

Deputado sugere isenção de ICMS para compra de veículos por agentes da Segurança Pública da Bahia

Em um gesto para reconhecer e valorizar os agentes da segurança pública na Bahia, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou um Projeto...