Circo da resistência: Circo Picolino comemora 40 anos e luta para garantir projetos sociais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Circo Picolino celebra 40 anos de resistência e dedicação à arte circense, lutando incansavelmente para manter seus projetos sociais que têm impactado a vida de jovens e crianças. Localizado em Pituaçu, na orla Atlântica de Salvador, o Circo Picolino foi fundado em 1985 como a Escola Picolino de Artes do Circo, com a missão de difundir as artes circenses e oferecer oficinas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A história do Circo Picolino é contada pela atriz circense e coordenadora da escola, Nina Porto, que destaca a importância do circo social, que há anos tem proporcionado formação e inclusão social. Anselmo Serrat, fundador do circo, foi crucial para o desenvolvimento dessa iniciativa, que mistura alunos particulares com crianças de projetos sociais, formando a potente Companhia Picolino.

A resistência do Circo Picolino se acentuou com a perda de seu fundador, Anselmo Serrat, em meio à pandemia de Covid-19, que desafiou a continuidade das atividades. Mesmo assim, o circo se reinventou, levando sua arte para o universo digital, mantendo-se ativo e relevante. Atualmente, busca apoio da Funarte para expandir suas oficinas para escolas públicas, visando promover a arte circense para uma maior audiência.

Enquanto enfrenta desafios financeiros e estruturais, o Circo Picolino também resistiu às obras de revitalização da orla marítima de Salvador, buscando garantir seu espaço e continuidade. O futuro promissor se desenha com projetos de expansão e a promessa de permanecer fiel ao seu território e raízes.

A importância da iniciação às artes circenses é ressaltada por Nina Porto, que valoriza a experiência transformadora que o circo proporciona às crianças. O circo, com sua linguagem lúdica e desafiadora, é fundamental para o desenvolvimento humano, independentemente da profissão que se venha a seguir.

O Circo Picolino celebra seus 40 anos com o espetáculo “Gran Circus”, que mescla tradição e contemporaneidade, levando diversão e aprendizado para crianças de escolas públicas de Salvador e o público em geral. Uma oportunidade única de vivenciar a magia do circo e se conectar com novas experiências e aprendizados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-Bahia, Tiago estreia com gol em derrota do Orlando City na MLS; assista

Cria da base do Bahia, o atacante Tiago estreou, individualmente, com o pé direito pelo Orlando City. No duelo contra o New York Red...

Atlético de Alagoinhas acumula terceiro rebaixamento após adeus precoce no Baianão 2026; veja retrospecto

Já rebaixado para a segunda divisão, o Alagoinhas Atlético Clube encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Baiano de 2026 no último sábado...

Tradicional ‘Ressaca do Olodum’ acontece neste domingo

O Pelourinho recebe, neste domingo (22), a tradicional “Ressaca do Olodum”. O evento pós-Carnaval ocorre a partir das 15h, com saída em frente à...