Lobo-guará atropelado no Oeste da Bahia passa por cirurgia após fraturar patas dianteiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lobo-guará atropelado no Oeste da Bahia passa por cirurgia após fraturar patas dianteiras

Um lobo-guará foi atropelado em um trecho da BR-242 de Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste, e submetido a uma cirurgia nesta terça-feira (25) devido a fraturas nas duas patas dianteiras. Após a intervenção cirúrgica, o animal precisa de cuidados pós-operatórios antes de ser devolvido ao seu habitat natural.

Os primeiros socorros foram prestados no local do acidente por uma equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), após moradores solicitarem ajuda. Após a estabilização, o lobo foi transferido para Salvador, mais precisamente para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde a cirurgia foi realizada. O lobo-guará é uma espécie representativa do Cerrado brasileiro e está em perigo de extinção.

Segundo o Inema, outro lobo foi atropelado em março na mesma região, em São Desidério (BA-020). Como o estado de saúde não era grave, o animal foi encaminhado para o Criadouro Fazenda Trijunção, especializado no atendimento veterinário de animais silvestres do Cerrado.

O técnico Danilo Cezar afirmou: “Diante deste panorama, o Inema intensificou as ações de fiscalização e conscientização ambiental junto aos produtores rurais, motoristas e comunidade em geral, visando a proteção da biodiversidade e fortalecimento de parcerias com entidades especializadas para garantir o bem-estar e recuperação dos animais acidentados”.

DISQUE FAUNA

Se avistar animais silvestres feridos ou fora de seu habitat natural, é fundamental contatar imediatamente o Disque Fauna do Cetas através do número (71) 99661-3998 (WhatsApp).

ESPÉCIE

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o maior canídeo da América do Sul, pode atingir 1,30 m de comprimento corporal e 40 centímetros de cauda, pesando mais de 20 quilos. Com hábitos solitários, normalmente forma pares apenas durante a reprodução e nos cuidados parentais.

Classificado como “Quase ameaçada” pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e como “Vulnerável” pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-MMA), o lobo-guará é uma espécie de extrema importância para a fauna brasileira.

Chamado à ação: Ajude a proteger nossa fauna silvestre e a preservar a biodiversidade. Seja parte ativa na conscientização e proteção dos animais em seu habitat natural.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Palmeiras pode votar projeto de lei de taxa turística sem audiência pública; entenda o caso

Movimentos sociais e entidades da região do Vale do Capão alertaram sobre a votação iminente de um projeto de lei na Câmara Municipal...

Mulher tem perna amputada após atropelamento durante corrida em avenida na Bahia

Gleice de Araújo, uma mulher de 29 anos, ficou com uma das pernas amputadas após ser atropelada por um motociclista enquanto corria em...

Pablo transforma a Arena O Canto da Cidade em palco da sofrência no Festival Virada Salvador 2026

Penúltima atração do segundo dia do Festival Virada Salvador 2026, na madrugada desta segunda-feira (29), Pablo mostrou por que é um dos maiores...