Três reeducandos da Unidade de Internação de Santa Maria foram detidos após provocarem um incêndio em um corredor utilizando espuma de colchões. O incidente ocorreu na última quinta-feira (20/3).
Durante o dia, os jovens participaram das atividades habituais. Por volta das 22h30, os plantonistas do setor de convivência notaram a movimentação do grupo, que iniciou o incêndio logo em seguida.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), responsável pela gestão da unidade socioeducativa, afirmou que os plantonistas conseguiram conter os jovens e controlar as chamas imediatamente.
Os jovens envolvidos, todos maiores de 18 anos, foram encaminhados à 20ª Delegacia de Polícia (Gama). Após audiência de custódia, tiveram suas prisões convertidas para preventiva.
O trio, que enfrentará acusações de ameaça, dano, resistência e desacato, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e à Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (Vemse-DF).
Em comunicado, a Vemse-DF esclareceu que é responsável pelo monitoramento de adolescentes e jovens adultos com idades entre 12 e 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas. No entanto, a gestão das unidades socioeducativas, incluindo segurança interna, alimentação e estrutura, é de incumbência da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo.
“A transferência dos envolvidos para o sistema prisional não foi decidida pela Vara, mas sim em decorrência da prática criminosa e análise do caso pela autoridade judicial competente”, ressaltou a Vemse-DF.
A reportagem contatou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para verificar a existência de registros sobre o incidente, porém a corporação informou que não houve abertura de boletim a respeito do ocorrido.
Comentários Facebook