MPF cobra resposta do Governo Federal sobre demarcação de terras indígenas no Sul da Bahia

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF) está cobrando do Governo Federal respostas sobre a demarcação de terras indígenas no sul da Bahia, região marcada por conflitos há mais de uma década. As terras em questão são Barra Velha do Monte Pascoal, Tupinambá de Olivença e Tupinambá de Belmonte.

Em um ofício enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o MPF solicita esclarecimentos sobre possíveis obstáculos que possam ter atrasado a assinatura das portarias declaratórias. Estabelecendo um prazo curto para resposta, o MPF destaca a importância da regularização fundiária para garantir a segurança e os direitos das comunidades indígenas.

O procurador da República Ramiro Rockenbach ressaltou a necessidade de explicação sobre a demora na assinatura das portarias, enfatizando que não há motivos para adiamento, especialmente considerando relatórios técnicos concluídos e a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a inconstitucionalidade do “marco temporal”. A paralisação dos processos de demarcação desde 2008 tem contribuído para a insegurança e a intensificação dos conflitos na região.

Comunidades indígenas aguardam há mais de uma década pela oficialização da posse de suas terras, enfrentando violência, invasões e ameaças constantes. O MPF destaca a urgência na regularização dessas áreas para proteger os direitos e a segurança dessas comunidades. A resposta do Governo Federal é aguardada dentro de cinco dias úteis.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso com quase 300 tabletes de drogas em van de turismo

Um homem foi preso na noite de domingo (31) com quase 300 tabletes de drogas durante uma abordagem na BA-026, em...

Homem é preso por agredir companheira durante a Festa do Agricultor em Nova Viçosa

Em Nova Viçosa, um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após agredir sua companheira durante a Festa do Agricultor,...

Homem com mandado de prisão por homicídio é preso na Festa do Agricultor e tenta subornar PMs

Nova Viçosa - A Polícia Militar prendeu um homem com mandado de prisão por homicídio durante a Festa do Agricultor, no...