A Funai concede autorização para a diretora participar de um evento psicodélico nos EUA
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) decidiu afastar temporariamente Lucia Fernanda Jófej Kaingáng, diretora atual do Museu Nacional dos Povos Indígenas, para marcar presença em um evento psicodélico nos Estados Unidos. A determinação partiu da presidente do órgão, Joenia Wapichana, e foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de março.
Durante o evento, que acontecerá em São Francisco, Califórnia, nos dias 29 e 30 de março, intitulado Psychedelic Culture 2025 (PCU25), Fernanda Kaingáng participará de debates sobre o uso de substâncias psicodélicas na área da medicina. Organizado pelo Instituto Chacruna de Plantas Psicodélicas e Medicinais, o encontro incluirá atividades como círculos de arte, cerimônias de rapé, sessões de encontro, música, dança e palestras.
Vale ressaltar que este evento não consta na programação oficial da diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, que está fechado desde 2016.
Diante de questionamentos feitos pelo Metrópoles sobre quem arcará com as despesas de Fernanda Kaingáng durante a conferência, bem como os objetivos de sua participação no evento, a Funai indicou que tais informações devem ser buscadas diretamente no Museu Nacional dos Povos Indígenas, que, no entanto, não retornou os contatos até o momento. O espaço permanece acessível para o público.
Comentários Facebook