Gripe Aviária: MAPA suspende eventos e criação de aves ao ar livre como medida preventiva da doença

Publicado:

Gripe Aviária: MAPA adota medidas preventivas para combater a doença

Com a ameaça iminente de reintrodução da gripe aviária de alta patogenicidade no Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) implementou novas ações preventivas. Para evitar a propagação da doença, o MAPA emitiu a Portaria nº 782, que proíbe a realização de eventos com aglomeração de aves em todo o país, como exposições e feiras.

Além disso, está suspensa a criação de aves ao ar livre, sem proteção superior, em propriedades registradas. Essas medidas visam preservar a saúde das aves e minimizar impactos na produção nacional. A Portaria entrou em vigor imediatamente e terá duração de 180 dias, podendo ser prorrogada.

Entre 2022 e 2024, o Brasil registrou 3.130 casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, com 166 focos de Influenza Aviária. Os municípios mais afetados foram São João da Barra (RJ), Vila Velha (ES), São Sebastião (SP) e Santos (SP). Nestas regiões, foram identificadas aves silvestres e de subsistência com a doença.

Apesar de mais de 880 casos de gripe aviária em humanos serem registrados globalmente desde 2003, nenhum ocorreu no Brasil, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boi gordo: confira as projeções de preço para sexta-feira (15)

Cotações do frango congelado, frango resfriado, carcaça suína especial e suíno vivo no mercado

Soja e trigo: confira as projeções para esta sexta-feira (15)

No Rio Grande do Sul, o preço da tonelada de trigo registra estabilidade

Café: confira as projeções de preços para esta sexta (15)

Veja os valores do café arábica, café robusta, açúcar cristal e do milho no mercado