São Paulo — Neste domingo (30/3), uma manifestação convocada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, com a presença do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), reuniu apoiadores em São Paulo para se posicionarem contra a possibilidade de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF).
O protesto teve início na Praça Oswaldo Cruz, nas imediações da Avenida Paulista, e seguiu em direção ao antigo DOI-CODI, local em São Paulo onde opositores do regime militar foram vítimas de tortura e morte por agentes do governo. De acordo com os organizadores, cerca de 25 mil pessoas participaram da manifestação.
Guilherme Boulos ressaltou a importância simbólica do evento: “Esse ato de hoje é muito simbólico, pois amanhã completam-se 61 anos do Golpe Militar de 1964, que instaurou uma ditadura no país. Estamos aqui em defesa da democracia, exigindo punição aos golpistas 61 anos depois, em memória das vítimas da ditadura, daqueles que sofreram e se sacrificaram para que pudéssemos estar aqui hoje”, declarou.
O deputado federal também criticou Bolsonaro, recordando suas declarações anteriores. “Quando foi eleito, prometeu prender os ‘vermelhos’, os movimentos sociais e a esquerda. Lembra? No entanto, o mundo dá voltas, e teremos a oportunidade de levá-lo um dia a Cozinha Solidária na Papuda. Aguarde, esse dia chegará. Não haverá anistia para essa turma!”, afirmou Boulos.
Boulos ainda denunciou a atuação da extrema-direita em sabotar o atual governo e pautas sociais, como a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil e a mudança na escala de trabalho para 6×1.
Bolsonaristas
Nas redes sociais, apoiadores de Bolsonaro minimizaram os protestos da esquerda. O senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, compartilhou uma foto da Avenida Paulista com a movimentação comum de um domingo, com as hashtags “flopou” e “anistia já”.
“Obrigado, Boulos. A rua é nossa, a internet é nossa, o Congresso é nosso! Será grandioso em 6 de abril (domingo), às 14h, todos na Av. Paulista”, convocou, mobilizando seus seguidores para um ato em favor da anistia.
Comentários Facebook