O líder supremo do Irã promete retaliar com firmeza em caso de ataque. O aiatolá Ali Khamenei fez essa declaração em resposta às ameaças feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante um discurso em Teerã para marcar o final do Ramadã, o mês sagrado de jejum para os muçulmanos, Khamenei afirmou que o Irã responderá com determinação a qualquer agressão direcionada ao país.
Embora sem citar Trump diretamente, as palavras de Khamenei foram interpretadas como uma reação às recentes ameaças feitas pelo presidente dos EUA. Em uma entrevista à NBC no domingo, Trump afirmou que “haverá bombardeios” no Irã caso não ocorra um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.
Há anos, os países ocidentais acusam o Irã de buscar armas nucleares, acusação veementemente negada pelo país, que afirma ter objetivos exclusivamente civis em seu programa nuclear. Em 2018, durante seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA de um acordo histórico relativo ao programa nuclear do Irã, impondo novamente sanções ao país. O acordo, assinado em 2015 entre o Irã e potências ocidentais, visava a limitação do programa nuclear iraniano em troca de um alívio nas sanções econômicas.
Comentários Facebook