Piso da enfermagem: estados e municípios começam abril com recebimento de R$ 763 milhões

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No mês de abril, os estados e municípios começaram a receber um montante significativo no valor de R$ 763 milhões para pagamento do piso da enfermagem. Estes recursos, disponíveis para consulta desde o mês anterior, são essenciais para garantir que os profissionais da área recebam seus devidos salários em conformidade com a legislação vigente.

É fundamental que haja uma fiscalização rigorosa para assegurar que esses valores cheguem efetivamente aos trabalhadores da enfermagem. O advogado especialista em direito médico, Josenir Teixeira, destaca a importância de os profissionais acompanharem de perto esses repasses, garantindo que os municípios repassem os valores às empregadoras, viabilizando o pagamento dentro do prazo estabelecido.

Diversas localidades estão recebendo esses recursos, com destaque para municípios como Aracatu (BA), Encantado (RS), Maracanaú (CE), Anápolis (GO), entre outros. Minas Gerais foi o estado que mais recebeu, seguido pela Bahia, reforçando a abrangência e impacto desses repasses na área da saúde.


Região UF Valor Transferido para Estado Valor Transferido para Município Valor Total Transferido em março

Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem

A Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem, recentemente lançada, tem como objetivo principal defender o reajuste do piso salarial da categoria e a redução da jornada de trabalho. Destaca-se a importância da aprovação da PEC 19/24, que visa estabelecer uma jornada máxima de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, alinhando-se a padrões internacionais de trabalho na área da saúde.

O coordenador da frente parlamentar destaca que a enfermagem enfrenta altas cargas horárias, o que contribui para um elevado índice de adoecimento mental entre os profissionais. A proposta de redução da carga horária e o aumento do piso salarial em 10% são medidas essenciais para garantir melhores condições de trabalho e qualidade de vida para esses profissionais tão essenciais para a sociedade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...