Um assentamento localizado em Santa Rita de Cássia, na Bacia do rio Corrente, Oeste baiano, foi multado por desmatamento. A medida foi divulgada nesta quarta-feira (2).
Durante fiscalização realizada pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), foi constatado o desmatamento de uma área equivalente a 3,1 hectares, correspondente a cerca de três campos de futebol, de vegetação nativa do Cerrado, bioma predominante na região, sem autorização do órgão ambiental competente.
A área em questão, localizada no Assentamento Primavera Capefe, teria sido desmatada para a criação de pastagens para gado. Como punição, a associação responsável pelo assentamento terá que pagar uma multa no valor de R$ 3,1 mil, podendo sofrer acréscimo de juros em caso de atraso no pagamento.
Caso haja contestação da multa aplicada, o Inema estabeleceu um prazo de 20 dias para que a associação apresente sua defesa.
É fundamental respeitar as normas ambientais e obter as devidas autorizações antes de realizar qualquer intervenção em áreas naturais, garantindo a preservação dos ecossistemas e a biodiversidade local.
Comentários Facebook