Apoiadores da Extrema Direita Francesa se Manifestam em Apoio a Marine Le Pen
No último domingo (6), a extrema direita francesa convocou uma manifestação em Paris em apoio à sua líder, Marine Le Pen, recentemente condenada a quatro anos de prisão e cinco de inabilitação política. O Reagrupamento Nacional (RN) organizou o protesto em Les Invalides, local emblemático que abriga o túmulo de Napoleão.
A condenação do partido e de outras 24 pessoas decorre do desvio de fundos públicos do Parlamento Europeu para pagamento de funcionários do partido entre 2004 e 2016. Com a inelegibilidade imediata, a ambição presidencial de Le Pen fica comprometida a apenas dois anos das próximas eleições, após derrotas em 2017 e 2022 no segundo turno para Macron.
Mesmo diante da condenação, Marine Le Pen enfatizou sua inocência e prometeu desafiar a decisão de forma democrática e pacífica, fazendo alusão à luta pelos direitos civis de Martin Luther King Jr nos Estados Unidos. “Seguiremos o exemplo de Martin Luther King, que defendeu os direitos civis, pois são os direitos civis dos franceses que estão em xeque hoje”, afirmou a deputada durante uma videoconferência.
Protestos em Paris
Além da manifestação em apoio a Marine Le Pen, outros dois protestos ocorreram simultaneamente. O primeiro, convocado pela esquerda radical A França Insubmissa (LFI) e por ambientalistas, teve lugar na Place de la République. O segundo, planejado há meses e organizado pelo partido centrista Renascença, aconteceu em Saint-Denis, ao norte de Paris.
Comentários Facebook