67% acham que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura, diz Datafolha

Publicado:

Apesar de Jair Bolsonaro (PL) continuar se apresentando como candidato à Presidência em 2026, mesmo estando inelegível, a maioria da população acredita que ele deveria abrir mão de sua postulação. De acordo com o Datafolha, apenas 28% dos eleitores acreditam que ele deveria manter sua candidatura, enquanto 67% acreditam que ele deveria apoiar outro candidato.

A pesquisa realizada pelo Datafolha entrevistou 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios, revelando que Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do TSE, devido a abuso de poder ao divulgar informações falsas sobre segurança das urnas e por uso político de eventos como a celebração do 7 de Setembro. Mesmo assim, o ex-presidente tem articulado politicamente para buscar uma anistia e tentar recuperar seus direitos políticos.

Bolsonaro e seus aliados têm endossado sua candidatura, afirmando que ele é o candidato do grupo, apesar das adversidades legais. A pesquisa aponta que entre os eleitores que se identificam fortemente com Bolsonaro, 63% acreditam que ele deve se manter como candidato, enquanto 36% creem que ele deveria desistir da disputa.

Há críticas reservadas ao plano de manter a candidatura, já que isso poderia interferir nas chances de outros candidatos, como Tarcísio de Freitas, se desincompatibilizarem de seus cargos a tempo para concorrer. A pesquisa revela que 23% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro deveria apoiar a candidatura de Michelle Bolsonaro (PL), enquanto 21% preferem o apoio a Tarcísio.

Bolsonaro também é réu no STF, acusado de liderar um golpe em 2022, enfrentando condenações no TSE que o tornam inelegível. A incerteza política em torno de sua candidatura continua, enquanto ele convoca manifestações em busca de anistias a apoiadores presos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flipei anuncia 4 novos locais após proibição de uso da Praça das Artes

Após o anúncio de proibição do uso da Praça das Artes, a Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) não se deixou abater....

Eleito na Fiesp, Skaf defende “diplomacia empresarial” contra tarifaço

Na eleição realizada em 4 de agosto, Paulo Skaf, aos 69 anos, foi eleito com impressionantes 99% dos votos válidos para presidir a...

Alexandre de Moraes: o juiz que a história não esquecerá

No Brasil do início da terceira década do século XXI, enquanto as instituições democráticas vacilavam sob o peso da tensão política, um nome se...