Covid-19: casos da doença diminuem 7,58% na média móvel; influenza e VSR aumentam no país

Publicado:

Recentemente, o Brasil registrou 168.217 casos de covid-19 e 1.092 óbitos pela doença, de acordo com o boletim da Semana Epidemiológica (SE) 13 do Ministério da Saúde. Na última semana, 3.779 novos casos foram confirmados, resultando em 33 mortes. Os dados apontam uma diminuição de 7,58% nos casos da doença e 0,25% nos óbitos em comparação com a semana anterior. Por outro lado, houve um aumento nos casos de influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Entre os estados com maior incidência de covid-19 estão Goiás, Distrito Federal, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul, com taxas variando de 3,87 a 30,69 casos por 100 mil habitantes.

No que diz respeito à vigilância de síndromes gripais, foi observada uma tendência de aumento na positividade dos vírus Influenza, especialmente Influenza B e Influenza A (H1N1). Além disso, o boletim destaca o aumento de influenza A nas regiões Nordeste e Sudeste, enquanto influenza B se manteve estável em todas as regiões.

Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram notificados 12.025 casos hospitalizados em 2025, com destaque para VSR (41%), rinovírus (30%) e covid-19 (11%) como vírus predominantes. Quanto aos óbitos por SRAG, 48% foram atribuídos à covid-19, seguidos por influenza A e rinovírus, com 16% cada, e um aumento significativo nas mortes por influenza A na última semana.

O Boletim InfoGripe da SE 13 revela que 11 unidades da federação apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com uma tendência de crescimento a longo prazo até o momento. Estados como AC, AP, BA, DF, ES, GO, MA, MS, PA, RN e RR se destacam nesse cenário, juntamente com outros estados com sinais de estabilização ou oscilação na tendência.

No caso de crianças de até dois anos, o crescimento de SRAG em estados como AC, AP, DF, GO, ES, MG e SP está associado ao VSR, conforme informações do Boletim.

Vacinação contra a Gripe em Andamento

A campanha nacional de vacinação contra a influenza, iniciada pelo Ministério da Saúde, tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, idosos, gestantes e outros segmentos. A vacina, disponível na rede pública, protege contra três tipos de vírus influenza e ajuda a reduzir os casos graves e óbitos causados pela gripe.

A distribuição das vacinas começou em março e prevê o envio de 35 milhões de doses aos estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste até o final de abril.

Confira o painel interativo do Brasil 61 com base nos dados do Ministério da Saúde sobre casos e óbitos por Covid-19 no Brasil

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quais são os sintomas físicos da ansiedade?

Neste episódio, a Psiquiatra Dra. Karina Abunasser Pereira Leite (CRM: 112.075/ SP | RQE: 56.082) explica quais são os sintomas físicos da ansiedade

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Parceria entre SESI e Ministério da Saúde inclui pesquisa inédita e sete eixos de ação, do combate a arboviroses à prevenção da depressão

“Quem tem Chagas, tem pressa”: projeto busca tratar pacientes mais perto de casa

Iniciativa aproxima diagnóstico e tratamento para pacientes contaminados com a doença de Chagas, com testes rápidos e atenção primária