Após destituição de Yoon, Coreia do Sul define data de novas eleições

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em meio a uma intensa turbulência política, o presidente interino da Coreia do Sul, primeiro-ministro Han Duck-Soo, anunciou a data das próximas eleições presidenciais para 3 de junho, em um esforço para restabelecer a estabilidade no país.

A decisão de marcar o pleito para 3 de junho foi tomada pelo governo como parte dos esforços para restaurar a ordem, após a remoção do ex-presidente Yoon Suk-Yeol do cargo, devido a violações de suas funções oficiais ao decretar lei marcial e mobilizar tropas para interferir nos assuntos parlamentares em dezembro do ano passado.

Desafios Políticos e Eleitorais

A crise política desencadeada pelas medidas de Yoon levou ao seu impeachment, seguido pelo afastamento de Han Duck-Soo, que posteriormente teve sua destituição anulada pelo tribunal constitucional. Han permanecerá como presidente interino até a realização das eleições em junho.

Essa instabilidade política tem prejudicado a agenda governamental, especialmente em relação às relações com os Estados Unidos, em meio a questões como tarifas comerciais e desaceleração econômica na quarta maior economia da Ásia.

Enquanto isso, Lee Jae-myung, líder do partido Democrata, é considerado um dos favoritos para a sucessão presidencial, enfrentando, no entanto, desafios legais em meio a acusações que incluem violações eleitorais e corrupção. O partido conservador Poder Popular, de Yoon, também entra na corrida com uma variedade de candidatos, sendo o ministro do Trabalho Kim Moon-Soo um dos postulantes já declarados.

Uma pesquisa Gallup recente revelou que Lee obteve 34% de apoio, seguido por Kim Moon-Soo com 9%, Han Dong-Hoon, ex-líder do partido governista, com 5%, Hong Joon-Pyo, prefeito de Daegu, com 4%, e Oh Se-Hoon, prefeito de Seul, com 2% da preferência dos entrevistados.

A data marcada para as eleições surge como um ponto crucial na tentativa de restaurar a estabilidade política e econômica, enquanto a Coreia do Sul se prepara para um novo capítulo em sua vida democrática.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Piracema: grupo de amigos é autuado por pesca de tucunaré em SP

SEO e meta description - Palavras-chave: piracema SP, pesca ilegal, Rio Paraná Rosana, Pauliceia, Presidente Epitácio, Polícia Ambiental, apetrechos pesca proibidos, crime ambiental, piracema...

Preso desde dezembro, Bolsonaro e irmão ganham na Mega da Virada

O ex-presidente Jair Bolsonaro faturou na Mega da Virada de 2025, em um bolão organizado pela família, segundo postagem de Renato Bolsonaro. No...

Geddel Vieira presta queixa dizendo ter sido agredido no Réveillon

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) afirmou ter sido vítima de agressão física durante uma festa de Réveillon, na madrugada de 1º de...