Moradores de localidade no Sudoeste baiano vivem sem energia elétrica por 18 anos. Dezesseis famílias residentes na Fazenda Geribá, zona rural de Vitória da Conquista, enfrentam a falta de energia há quase duas décadas. Essa ausência de luz compromete atividades cotidianas básicas, como armazenar alimentos na geladeira, assistir televisão e carregar dispositivos eletrônicos.
As famílias têm solicitado a conexão elétrica desde 2007, durante a primeira fase do programa federal “Luz para Todos”. Mesmo diante dessa necessidade, os moradores foram deixados à espera. Em uma tentativa desesperada de obter eletricidade, um morador chegou a utilizar uma bateria de carro para alimentar uma televisão, sem sucesso.
Em meio a essa realidade desafiadora, um dos moradores instalou uma placa de energia solar em sua residência. Essa iniciativa permitiu que as outras 15 famílias recorressem a ele em situações de urgência, como para buscar ajuda médica. A Neoenergia Coelba, responsável pela prestação de serviços na região, explicou que a concessão de energia elétrica segue diretrizes técnicas e ambientais específicas, sujeitas a regulamentações.
Quanto à situação na Fazenda Geribá, a empresa afirmou estar analisando a demanda e o avanço do projeto para viabilizar as medidas necessárias visando a instalação do serviço de energia elétrica.
Chamado à ação: Conscientize-se sobre a importância do acesso à energia elétrica e apoie iniciativas que visam garantir esse direito fundamental a todos os cidadãos.
Comentários Facebook