O vereador Railan da Silva Oliveira, do município de Ituaçu, no Sudoeste baiano, teve seu mandato cassado pela 58ª Zona Eleitoral, por decisão do juiz Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho, acatando a solicitação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
O vereador Railan foi denunciado por calúnia, com o intuito de obter vantagem eleitoral. Segundo o portal Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, Railan teria usado o Instagram para alegar que um homem, identificado como Manoel Martins Oliveira, tentou atropelá-lo ao jogar o carro contra ele.
A denúncia, embora registrada na delegacia de Ituaçu, foi desmentida após imagens das câmeras de segurança locais demonstrarem que o incidente nunca ocorreu, revelando a falsidade da acusação, que tinha o propósito de gerar comoção pública para impulsionar a campanha eleitoral do denunciado.
O juiz condenou Railan a 2 anos de reclusão em regime aberto, além de suspender seus direitos políticos durante o período da condenação.
A mesa-diretora da Câmara Municipal de Ituaçu deverá declarar a perda do mandato do vereador após o esgotamento de todos os recursos legais. A sentença foi proferida na última segunda-feira (7).

Facebook Comments