TJ-BA retoma julgamento nesta quinta e pode pôr fim em imbróglio envolvendo CPI do MST na AL-BA; confira

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) está prestes a finalizar o julgamento que determinará o futuro da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investiga supostas irregularidades relacionadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado. O desfecho da votação, que conta com um placar de 2 votos a favor e 1 contra até o momento, é aguardado com expectativa para esta quinta-feira.

A execução da CPI, que está pendente, poderá ter um desfecho definido após ter sido adiada em março deste ano devido a um pedido de vista. A decisão eminente é aguardada com ansiedade, pois, atualmente, uma liminar determinada pelo relator exige a implementação da CPI em 15 dias. A presidente da AL-BA, Ivana Bastos (PSD), já acatou a determinação judicial e tomou medidas para cumprir a ordem.

Um impasse que se iniciou em abril de 2023 quando o deputado Leandro de Jesus solicitou a CPI para investigar as atividades do MST, divide opiniões na Assembleia Legislativa. Apesar da resistência inicial da Casa em implementar a CPI, uma decisão recente do TJ-BA ordenou sua execução, demandando cooperação de todas as partes envolvidas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AL-BA aprova urgências de empréstimo bilionário e do reajuste dos servidores após sessão “travada” por falta de acordo

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deu um passo significativo ao aprovar, em uma sessão marcada por tensões, dois requerimentos de urgência. As...

Acusado de estuprar idosa em SP é preso na Bahia após denúncia de importunação sexual

Um homem de 27 anos, alvo de investigações por estupro de uma idosa de quase 70 anos em São Paulo, foi detido nesta...

Trindade destaca parceria Bahia-Brasil em workshop promovido pela Conder sobre prevenção de desastres

O III Workshop de Contenção de Encostas, realizado pela Conder em Salvador, teve início nesta terça-feira (19) e trouxe à tona debates vitais...