O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou um aumento significativo no número de competições femininas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Com 351 eventos no total, o evento terá 22 competições a mais do que a edição de Paris em 2024, mantendo a participação de 10.500 atletas, sendo 5.333 mulheres e 5.167 homens.
O destaque desta edição será a presença de cinco modalidades adicionais: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash, escolhidas pela própria sede, que acrescentarão 322 atletas mulheres e 376 atletas homens ao programa olímpico.
Além disso, seis eventos mistos foram incluídos, totalizando 161 competições femininas, 165 masculinas e 25 mistas. Pela primeira vez, todos os esportes coletivos terão o mesmo número de equipes femininas e masculinas, com destaque para o polo aquático, que terá 12 equipes de cada gênero. No futebol, as mulheres terão mais equipes do que os homens, com 16 seleções femininas e 12 masculinas, uma virada em relação a Paris-2024.
O programa também contará com uma nova categoria de boxe feminino, igualando o número de disputas para cada gênero. Destaque para modalidades como natação, remo e escalada, que terão mais eventos valendo medalhas. Na natação, serão incluídas provas de 50m costas, borboleta e peito tanto no masculino quanto no feminino.
No remo, novas provas como solo feminino (CW1x), solo masculino (CM1x) e double sculls misto (CX2x) farão sua estreia no costal beach sprint. Já na escalada, as modalidades de boulder e guiada terão competições separadas, valendo medalhas cada uma. No basquete 3×3, o evento foi expandido para 12 equipes por gênero.

*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
Comentários Facebook