O deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) surpreendeu ao passar a noite no plenário de uma comissão da Câmara dos Deputados. Em um ato de protesto, o parlamentar anunciou uma “greve de fome” em meio ao processo de cassação por quebra de decoro que enfrenta.
Glauber Braga está sendo alvo de um processo de cassação devido a uma suposta quebra de decoro. Após o Conselho de Ética da Casa aprovar, por 13 votos a 5, o parecer que pede sua cassação, o deputado decidiu protestar de forma peculiar.
O parlamentar pretende continuar sem se alimentar até que o processo seja encerrado. Agora, sua defesa pode recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O processo só seguirá para votação no plenário se a CCJ rejeitar o recurso.
Alegações e Recursos
O relator do processo, Paulo Magalhães (PSD-BA), destacou que Glauber Braga teria ultrapassado os limites de seu mandato, abusando de suas prerrogativas. Antes da votação, o deputado já adiantava aos seus apoiadores que recorreria da decisão na CCJ e, se necessário, buscaria reverter a situação no plenário e na esfera judicial.
O Conselho de Ética, em uma votação anterior, rejeitou por 14 votos a 5 um requerimento para retirada da pauta da cassação, mantendo o processo em andamento.
Alega-se que Glauber teria quebrado o decoro parlamentar ao expulsar, a chutes, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Câmara, em um incidente ocorrido em abril de 2024.
Comentários Facebook