Justiça do Trabalho condena Havan por assédio eleitoral

Publicado:

Em um veredicto recente, a Justiça do Trabalho determinou que a Havan, empresa de Luciano Hang, pague uma indenização de R$ 5.900 a uma ex-colaboradora por assédio eleitoral. Segundo informações da Folha de São Paulo, a funcionária, que ocupou o cargo de fiscal júnior na filial de Jacareí (SP) entre fevereiro de 2020 e abril de 2022, alegou que a gerente da loja não tolerava opiniões políticas distintas das favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela relatou que uma colega foi dispensada por esse motivo e que a gerente chegou a ameaçar fechar o estabelecimento caso o PT vencesse as eleições.

O juiz Fabrício Martins Veloso considerou evidente a pressão exercida sobre os funcionários para desencorajar votos em partidos políticos opostos às preferências de Luciano Hang, conhecido apoiador de Bolsonaro. Durante a campanha de 2022, o empresário chegou a insinuar que as lojas poderiam encerrar suas atividades caso o ex-presidente não fosse reeleito.

O magistrado ressaltou o comportamento constrangedor, mencionando, por exemplo, a ausência de caixas com o número 13, como forma de pressão. A Havan já interpôs recurso à decisão e argumentou que é reconhecida há anos como uma das melhores empresas para trabalhar. A empresa refutou as alegações de pressão ou constrangimento por parte da funcionária, enfatizando que as declarações de Hang sempre foram pautadas pelo respeito à liberdade de expressão, sem implicar em ameaças.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caminhoneiro morre após tombamento de carreta na BR-101 entre Itabela e Itamaraju

Na tarde desta segunda-feira, um trágico acidente na BR-101, entre Itabela e Itamaraju, culminou na morte de um caminhoneiro. Cláudio Barbosa da Paixão,...

No JusPod, advogado fala sobre os riscos da flexibilização de direitos fundamentais em investigações criminais

Em uma conversa impactante no JusPod, o advogado criminalista João Daniel Jacobina abordou os riscos alarmantes da flexibilização de direitos fundamentais durante investigações...

PM intensifica policiamento na Engomadeira e Tancredo Neves com o apoio do Graer

Neste domingo (20), a segurança em Salvador ganhou um reforço significativo...