STF marca julgamento de pichadora da estátua da Justiça no 8/1

Publicado:

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (10/4) o julgamento que avaliará a possível condenação de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira que escreveu “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, localizada em frente à sede da Corte. A ação aconteceu durante manifestações antidemocráticas em 8 de janeiro.

A sessão está agendada para o dia 25 de abril e será retomada pela Primeira Turma do STF. Fux havia interrompido o julgamento. Esse julgamento ocorreu de forma virtual, sem debates, apenas com os ministros registrando seus votos na plataforma online do STF.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, sugeriu uma pena de 14 anos para Débora, posição também apoiada por Flávio Dino. A votação está atualmente em 2×0 pela condenação.

Moraes propôs uma pena de 12 anos e 6 meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. Os 1 ano e 6 meses restantes poderão ser cumpridos em regime aberto.

No seu voto, Moraes mencionou que está comprovado nos autos o envolvimento de Débora na “empreitada criminosa” que resultou nos eventos de 8 de janeiro.

Prisão domiciliar

No final de março, Moraes substituiu a prisão preventiva de Débora por prisão domiciliar, seguindo a recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Entretanto, estabeleceu algumas medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de acesso a redes sociais, comunicação com outros envolvidos no episódio de 8 de janeiro, concessão de entrevistas a qualquer meio de comunicação, exceto com autorização expressa do STF, e visitas permitidas somente de advogados, pais, irmãos e outras pessoas autorizadas pela Corte.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja ação que desmontou arena de rinha de galo e prendeu 24 pessoas

Uma operação policial realizada neste sábado, 11 de outubro, resultou na interrupção de um evento clandestino de rinha de galo em um sítio...

Entrega de reféns em Gaza será na manhã de segunda-feira, diz Israel

O governo de Israel anunciou que a liberação dos reféns mantidos em Gaza ocorrerá na manhã de segunda-feira, dia 13 de outubro. A...

Arena e arquibancada: polícia invade rinha de galo e prende 24 pessoas

Um campeonato clandestino de rinha de galo foi encerrado neste sábado, 11 de outubro, em um sítio localizado no distrito de São Vicente,...