Anistiar golpistas é um convite para que tentem aplicar novos golpes

Publicado:

Anistiar golpistas é um convite para que tentem aplicar novos golpes

Hugo Motta (Republicanos-PB), atual presidente da Câmara, está em negociações com líderes políticos, incluindo Lula, e ministros do Supremo Tribunal Federal para discutir um projeto de lei que propõe anistiar os envolvidos no golpe de 8 de janeiro.

Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, partido associado a Bolsonaro, afirma ter conseguido as 257 assinaturas necessárias para que Motta coloque o projeto em votação no plenário. Apesar de Motta ser contra o projeto…

Ele procura se afastar dessa questão delicada. Ceder à pressão da extrema-direita, e de outros setores, seria malvisto pela opinião pública, assim como pelo governo, alvo do golpe. Uma das sugestões em discussão é ajustar o projeto para reduzir penas em determinados casos, ou até mesmo revisar a legislação sobre crimes contra o Estado para amenizar punições.

A possibilidade de um indulto presidencial surge, mas Lula descarta essa opção. Mesmo sendo conhecido por sua habilidade em acordos, ele entende que beneficiar os golpistas teria um impacto negativo em sua imagem, especialmente às vésperas das eleições.

Cabe ao Supremo Tribunal Federal rever penas, indicando que uma anistia não está nos planos. Cometer um golpe de Estado é considerado um dos maiores crimes, e revisões neste sentido poderiam implicar em complicações para a instituição.

Por fim, perdoar golpistas pode abrir precedentes perigosos, enfraquecendo a democracia. Manter a integridade dos princípios éticos e morais é fundamental para a preservação da estabilidade política e social.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como morte de Gritzbach expôs infiltração do PCC na polícia de SP

O assassinato de Vinícius Gritzbach, corretor de imóveis e rival do Primeiro Comando da Capital (PCC), no Aeroporto de Guarulhos, em 8 de...

Tornado destruiu 80% de cidade do Paraná, diz governo

Cerca de 80% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, ficou devastada após a passagem de um tornado, de...

Farra do INSS: Metrópoles vence maior prêmio de jornalismo investigativo da América Latina

A série de reportagens intitulada Farra do INSS, do Metrópoles, foi laureada na noite desta sexta-feira (7/11) com o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo...