Após ter suas atividades suspensas na última quinta-feira (11), o Restaurante Universitário (RU) localizado em Ondina, Bahia, retomará suas operações nesta segunda-feira (14), atendendo regularmente a comunidade acadêmica. A informação foi divulgada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no domingo (13).
De acordo com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), o pagamento do mês de janeiro para a empresa responsável pelo RU, Meio-Dia Refeições, já foi efetuado. Além disso, a equipe já está trabalhando desde sábado (12) nas atividades de limpeza e preparação dos alimentos.
Em comunicado, a Ufba explicou que a suspensão temporária do serviço no final de semana ocorreu devido à falta de liberação de recursos orçamentários pelo Governo Federal, o que impossibilitou a quitação de faturas da empresa contratada.
A universidade também destacou que o problema foi desencadeado pelos atrasos na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional somente em 20 de março e sancionada pelo Presidente da República na última sexta-feira (11).
Com a aprovação da lei, entrou em vigor o decreto nº12.416, de 21 de março de 2025, que estabelece um limite mensal para o empenho de verbas pelos ministérios e órgãos federais, reduzindo a disponibilidade de recursos.
Encerrando o comunicado, a Ufba ressaltou as dificuldades enfrentadas não apenas por ela, mas por outras instituições de ensino superior federais, em honrar seus compromissos e prover adequadamente as condições para a comunidade acadêmica, conforme sua missão como uma instituição pública de ensino superior, inclusiva e de qualidade.
Comentários Facebook