Presidente da Suprema Corte vota contra afastamento de ministros e PGR de julgamento sobre tentativa do golpe de Estado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, votou contra o afastamento do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino do julgamento da tentativa de golpe de Estado. A votação prosseguirá até a terça-feira (15).

O voto de Barroso se baseou na defesa de Filipe Martins, um dos réus do caso, ressaltando que Martins perdeu o prazo regimental de 5 dias para enviar sua declaração de possível incompetência ou incompatibilidade de um dos integrantes, tendo ciência dos fatos em 9 de agosto de 2024 e fazendo o pedido somente em 10 de março.

O presidente enfatizou que mesmo se o pedido tivesse sido feito dentro do prazo, “não seriam aceitas alegações genéricas que não demonstrem a ocorrência concreta de situações que comprometam a imparcialidade do julgador”.

O voto de Barroso foi seguido pelo Ministro Edson Fachin. Agora, outros 9 membros da corte serão convocados para votar ou solicitar tempo adicional para análise.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil apreende armas de homem investigado por violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães

A Polícia Civil, por meio do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães, apreendeu nesta sexta-feira três armas de...

Soldado que matou cabo do Exército tem prisão mantida pela Justiça

Um soldado do Exército, Kelvin Barros da Silva, 21 anos, foi alvo de prisão preventiva após matar a cabo Maria de Lourdes Freire...

Homem é preso em Salvador sob acusação de estupro após encontro marcado por aplicativo

Pontos centrais: 1) um homem de 25 anos foi preso em flagrante neste sábado em Salvador, acusado...