Lula e Janja irão ao funeral do papa Francisco em Roma

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que estará presente no funeral do Papa Francisco, que faleceu devido a complicações de um AVC e insuficiência cardíaca, conforme comunicado oficial do Vaticano.

Lula viajará para Roma acompanhado de sua esposa, Rosângela Silva, conhecida como Janja. Os detalhes da comitiva serão divulgados pelo Palácio do Planalto em breve.

A data exata da viagem será definida de acordo com o protocolo estabelecido pelo Vaticano. O corpo do pontífice será levado à Basílica de São Pedro na próxima quarta-feira, onde o público poderá prestar suas últimas homenagens. A decisão sobre os detalhes do sepultamento ficará a cargo do camerlengo, atualmente o irlandês-americano Kevin Joseph Farrell.

Lula decretou sete dias de luto oficial no Brasil em memória ao Papa Francisco, destacando sua dedicação ao amor, tolerância e solidariedade, pilares dos ensinamentos cristãos. O presidente também elogiou a postura do pontífice em relação às mudanças climáticas e combate às desigualdades sociais.

Esta não será a primeira vez que Lula participa de um funeral papal. Em 2005, durante seu primeiro mandato, ele compareceu ao funeral do Papa João Paulo II ao lado de outros líderes brasileiros.

A presença de diversas autoridades na comitiva brasileira evidencia a importância do evento, que marca não só a despedida de um líder religioso, mas também um momento de reflexão e unidade para a humanidade.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é o brasileiro que pode ser executado na Indonésia por tráfico

A Indonésia, com suas leis rigorosas contra o tráfico de drogas, se tornou cenário de uma história alarmante envolvendo um brasileiro. Yuri Bezerra...

Hasta la vista, baby: Schwarzenegger é aclamado por faria limers em SP

Radiante como um verdadeiro ícone, Arnold Schwarzenegger foi a estrela da 15ª edição da Expert XP, um dos maiores festivais de investimentos do...

PSol quer que Tarcísio pague viagem de delegados a evento antirracista

Deputadas da bancada feminista do PSol na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) estão buscando apoio do Ministério Público de São Paulo (MPSP)...