Lula e Janja irão a Roma para funeral do Papa Francisco, informa Palácio do Planalto

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, irão ao funeral do Papa Francisco em Roma. A notícia foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21).

A data da viagem ainda não foi definida, uma vez que Lula está aguardando os protocolos do Vaticano em relação ao funeral do sumo pontífice. A composição da comitiva que acompanhará o presidente deverá ser anunciada amanhã, terça-feira (22).

O Papa Emérito Francisco faleceu aos 88 anos nesta segunda-feira (21). O cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, foi quem fez o anúncio. O velório está previsto para ocorrer na Basílica de São Pedro e o funeral na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Nesta segunda-feira, Lula decretou oficialmente sete dias de luto no Brasil em decorrência da morte do Papa. Por volta das 10h, as bandeiras em frente ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal já estavam a meia-haste, em sinal de luto nos prédios públicos.

“Papa Francisco foi o pontífice da paz, do diálogo, da união e do amor por todas as formas de vida. Ele fez diversos alertas sobre a crise climática e o perigo que representa para o nosso planeta – uma obra-prima da criação divina. Condenou todas as guerras, que têm como principais vítimas a população civil, especialmente mulheres e crianças”, declarou Lula em um vídeo divulgado pela Presidência da República na noite desta segunda.

O funeral do Papa Francisco está agendado para o próximo sábado (26), às 10h no horário local de Roma e às 5h no horário de Brasília. A data foi confirmada pelo Vaticano nesta terça-feira (22). A cerimônia será a Santa Missa Exequial do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-auditor da ‘máfia do ISS’ preso em Mucuri após fingir a própria morte é transferido para conjunto penal

Arnaldo Augusto, ex-auditor fiscal envolvido em esquema fraudulento, foi localizado na cidade de Mucuri, na Bahia, no dia 15 de outubro. Ele estava...

Advogada de Dado Dolabella nega ter coagido suposta vítima de agressão e desiste de representá-lo em caso

Fernanda Tripode, a advogada de Dado Dolabella, refutou as acusações de que teria coagido Marcela Tomaszewski a não registrar uma queixa contra o...

STJ nega acesso de desembargadora a processo sigiloso de inclusão em programa de proteção a testemunhas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que rejeitou o pedido de acesso ao processo referente à inclusão de Carla Roberta...