Família cobra apuração sobre morte de paciente psiquiátrica no HSVP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma investigação foi iniciada pela família de Eva de Oliveira Silva, de 52 anos, após a mulher ser encontrada morta no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Taguatinga. A causa do falecimento ainda está sob análise, mas indícios apontam para uma parada cardíaca. O corpo de Eva foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exames periciais.

A irmã de Eva procurou a polícia para relatar o ocorrido. A morte da paciente está sendo investigada pela 12ª Delegacia de Polícia.

“Levamos ela para o HSVP porque ela já havia sido internada lá anteriormente. Achamos que os remédios não estavam fazendo efeito. Ao chegar, ela foi imediatamente internada. Queremos uma investigação para entender o que aconteceu com minha irmã e saber por que ela estava sozinha, sem acompanhamento, no banheiro”, disse Rozilene José de Oliveira Silva, irmã de Eva.

Rozilene relatou que a família foi informada da morte de Eva por telefone pelo HSVP. “Ela foi encontrada no chão do banheiro por outro paciente. Chegamos a saber que ela estava sem roupas e com hematomas no rosto”, detalhou.

Eva, que sofria de esquizofrenia, deixou cinco filhos, sendo dois menores de idade, além de um companheiro. A família questiona a suposta negligência médica e a falta de encaminhamento adequado para estabilizar seu quadro de saúde.

A Frente Parlamentar de Luta Antimanicomial da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recomendou o fechamento do HSVP devido a práticas consideradas violentas e ilegais. Diversas irregularidades foram apontadas por órgãos responsáveis, incluindo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O hospital está sob investigação, e a Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou o falecimento de Eva, sem dar maiores detalhes sobre o caso. A pasta se comprometeu a repassar as informações necessárias à família conforme os protocolos estabelecidos.

A família e autoridades aguardam esclarecimentos sobre o caso e providências a serem tomadas em relação à situação no HSVP.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estupro na Asa Norte: polícia só foi acionada após zelador encontrar poça de sangue

Caso de estupro e tentativa de feminicídio agita a Asa Norte; moradores relatam aumento da sensação de insegurança. Na madrugada de sábado (20/12),...

Casa da Mulher Brasileira completa dois anos com 28,7 mil atendimentos; confira serviços

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Salvador, completou dois anos, mantendo atendimento 24h na Avenida Tancredo Neves, Caminho das Árvores. Ao todo,...

Dado Dolabella quebra silêncio após acusação de causar acidente bêbado

Dado Dolabella usou as redes sociais neste sábado (20/12) para comentar a nova polêmica envolvendo o ex-ator. Ele afirma ter sido vítima de...