Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió após decisão de Moraes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi detido na madrugada desta sexta-feira (25/4), em Maceió, pela Polícia Federal (PF). A prisão ocorreu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitar recursos da defesa de Collor contra uma condenação a 8 anos e 10 meses de prisão relacionada à Operação Lava Jato. O ministro determinou a detenção imediata do ex-presidente.

A defesa de Collor informou em nota que a prisão ocorreu enquanto ele se dirigia a Brasília para cumprir a decisão de Moraes de forma espontânea.

A condenação de Collor, imposta em 2023, está relacionada a crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ligados a contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Com a rejeição dos recursos, Moraes entendeu que não havia impedimentos legais para o início do cumprimento da pena, mesmo sem a análise final do plenário do STF. Uma ordem de prisão já está em vigor.

Moraes solicitou ao presidente do STF uma sessão virtual extraordinária do plenário para referendar a decisão, embora isso não impeça a prisão imediata. A sessão foi marcada para esta sexta-feira, com duração das 11h às 23h59.

Detalhes da Condenação

Na Ação Penal (AP) 1025, Collor teria recebido R$ 20 milhões de empresários com o intuito de viabilizar contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de combustíveis. Em troca, o ex-senador teria oferecido apoio político para indicação e manutenção de diretores na empresa estatal.

A defesa do ex-presidente teve recursos negados pela Corte, sendo rejeitados os embargos de declaração e embargos infringentes, alegando divergências nos votos e na dosimetria da pena. Moraes destacou que divergências nesse sentido não autorizam embargos infringentes.

Mais informações em breve.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegado ferido por Roberto Jefferson assume chefia na PF

O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo André Cortes Villela, ferido durante operação contra Roberto Jefferson em 2022,  que reagiu com disparos de fuzil...

CNJ abre apuração sobre decisão do TJMG que absolveu homem de 35 anos acusado de estupro contra menina de 12 anos

A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) determinou a abertura de um Pedido de Providências após um homem de 35 anos ser absolvido, por maioria,...

Piloto de lancha está entre os 6 mortos em acidente do Rio Grande

Divulgação/ CBMMG O piloto da lancha que se envolveu no acidente que deixou seis mortos no Rio Grande está entre as vítimas fatais. Segundo...