Câmara cassa mandato do deputado Chiquinho Brazão

Publicado:

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados anunciou hoje a perda do mandato do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), um dos réus acusados de atuar como mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

A decisão, fundamentada no artigo da Constituição que estabelece a perda do mandato do parlamentar que falte a um terço das sessões ordinárias da Casa em cada sessão legislativa, foi publicada no Diário Oficial da Câmara.

Chiquinho Brazão foi preso em março do ano passado devido às investigações e recebeu prisão domiciliar no início deste mês por decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. O ministro concordou com o relatório médico do presídio de Campo Grande, que aponta a delicada condição de saúde do deputado e o alto risco de morte por mal súbito.

Juntamente com Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, são réus no caso Marielle Franco e encontram-se detidos em presídios federais.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, o assassinato de Marielle está associado à oposição da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, envolvidos com questões fundiárias em regiões controladas por milícias no Rio de Janeiro.

Defesa:

O advogado de Chiquinho Brazão, Cleber Lopes, contatado pela Agência Brasil, optou por não comentar a decisão da Câmara.

Ao mesmo tempo, o ex-presidente Fernando Collor é detido em Alagoas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vôlei: Brasil perde para Sérvia e vaga nas oitavas de final é incerta

Na noite de quarta-feira, a Sérvia derrotou o Brasil por 3 sets a 0 no Mundial de Vôlei Masculino. As parciais foram de...

Saiba como votou cada deputado na urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (17/9), a urgência do Projeto de Lei (PL) da Anistia. Esta proposta visa perdoar participantes de...

Bolsonaro avisou que dava aval à anistia sem reverter inelegibilidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comunicou a seus aliados que aprova uma anistia no Congresso Nacional, contanto que não inclua a revogação de...