CNU: MGI autoriza nomeação de 4,3 mil aprovados em 16 órgãos federais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

Imagem ilustrativa concurso Nacional Unificado CNU provas Metro?poles
1 de 1 Imagem ilustrativa concurso Nacional Unificado CNU provas Metro?poles – Foto: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou nesta sexta-feira (25/4) a portaria que autoriza a nomeação de 4.330 candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU).

A medida marca uma nova etapa na concretização do certame, que teve sua primeira edição em 2024, e viabiliza o reforço no quadro de pessoal de 16 órgãos e entidades da administração pública federal.

A autorização permite que os órgãos contemplados iniciem os trâmites para nomeação e posse dos aprovados em cargos que não exigem curso de formação prévio. De acordo com o MGI, a expectativa é que os primeiros atos de nomeação sejam publicados já no mês de maio.

Confira quais são os cargos e órgãos que tiveram suas autorizações de provimento:

logo metropoles branca

A medida tem respaldo na Lei Orçamentária Anual de 2025, já sancionada, que garante os recursos necessários para a contratação dos novos servidores. Toda a documentação técnica e jurídica para a autorização foi elaborada pelo MGI e atestada pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF).

Leia também

Os órgãos contemplados incluem ministérios como os da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e Planejamento. Também estão entre as instituições beneficiadas o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU).

As vagas abrangem cargos de nível médio e superior, incluindo funções como analistas, técnicos, especialistas e pesquisadores. As áreas de atuação são diversas, envolvendo setores como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carla Zambelli troca de cela em presídio após agressões de outras detentas na Itália

Carla Zambelli, ex-deputada federal pelo PL de São Paulo, foi transferida de cela após relatar agressões ocorridas dentro de uma penitenciária em Roma,...

Renata Alves se despede de Ticiane Pinheiro após 20 anos na Record

Renata Alves se despede de Ticiane Pinheiro após 10 anos no Hoje em Dia Renata Alves se despediu de Ticiane Pinheiro após uma década...

Curtas e venenosas: Retrospectiva 2025 rendeu mesmo para as ‘musas’ do axé

Panorama de 2025 no Axé regional: No início de 2025, os acontecimentos no cenário musical ganharam destaque. A Rainha Má (la) viu o...