Criança de dois anos cidadã dos EUA é deportada para Honduras. Entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nascida nos Estados Unidos, uma criança de dois anos foi deportada para Honduras na última semana. O caso ganhou holofotes, após um juiz federal de Louisiana, estado norte-americano, expressar preocupação com a situação.

Terry Doughty, juiz nomeado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, informou que a deportação aconteceu, apesar de não haver “nenhum processo relevante” e contra a vontade do pai.

Leia também

A criança identificada apenas pelas iniciais V.M.L foi deportada para Honduras acompanhada da mãe e da irmã, nascidas no país da América Central. As três foram detidas por autoridades de imigração no começo da semana.

De acordo com o processo, a criança nasceu em Nova Orleans em 2023. Ela estava com a mãe e a irmã, durante um atendimento regular de imigração no escritório de Imigração e Alfândega de Nova Orleans na terça-feira (22/4).

Suspeita contra o governo

Segundo o juiz de Louisiana, há uma grande suspeita de que o governo dos Estados Unidos tenha deportado um cidadão norte-americano “sem nenhum processo significativo”.

“O governo alega que tudo isso é aceitável, porque a mãe deseja que a criança seja deportada com ela”, explica o magistrado Doughty. “Mas o Tribunal não sabe disso”, contrapõe ele.

A ação judicial referente ao caso teve início já na quinta-feira (24/4), depois que advogados da família entraram com uma petição de emergência, onde solicita a liberação imediata da criança da custódia da Imigração e Fiscalização Aduaneira, na qual destacam que a detenção foi ilegal.

Ainda conforme os advogados, o pai de V.M.L teria tentado entrar em contato com a mãe da criança para discutir os planos para a pequena, mas os agentes de imigração negaram o contato telefônico. Os pais chegaram a conversar na terça-feira, mas não conseguiram tomar nenhuma decisão sobre o futuro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Voltando à ativa: 15 dicas para retomar a corrida após o Carnaval

Quer voltar a correr depois do Carnaval sem se machucar? Veja 15 dicas de retomada inteligente para recuperar ritmo, fôlego e motivação

Janja utiliza voo da FAB para agenda no Rio e visita escola de samba que homenageou Lula

A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar ao Rio de Janeiro, em 6...

STF formaliza ação penal que torna Eduardo Bolsonaro réu por coação

O STF acatou, em novembro do ano passado, denúncia da PGR e tornou o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro réu por coação20/02/2026 07:30,...