Pior em 80 anos: aprovação de Trump derrete nos 100 primeiros dias

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Aos 100 dias de governo, o presidente norte-americano Donald Trump vem batendo recordes de impopularidade. Duas pesquisas divulgadas neste domingo (27/4) mostram que o estilo agressivo de Trump não vem sendo bem avaliado pela população.

A pesquisa do Instituto Ipsos, Washington Post e ABC News revelou que Trump é aprovado por 39% dos eleitores e desaprovado por 55% – 5% dos entrevistados preferiram não opinar sobre o desempenho do governante.

A pesquisa foi feita com 2.464 adultos, entre 18 e 22 de abril de 2025.

Um outro levantamento encomendado pela CNN mostrou números semelhantes. A aprovação do republicano está em 41%, tendo despencado quatro pontos desde março e sete pontos desde fevereiro. Esse é o menor índice para um presidente recém-eleito a 100 dias de mandato, desde pelo menos a administração de Dwight Eisenhower (1953-1961).

A pesquisa da CNN ouviu 1.678 eleitores em todos os Estados Unidos, entre os dias 17 e 24 de abril deste ano.

Estagflação

As piores avaliações do presidente são no campo econômico, área em que ele tem anunciado, recuado e anunciado novamente medidas tarifárias, provocando grande volatilidade nos mercados financeiros. Os analistas econômicos também apontam que as medidas podem gerar uma estagflação no país, cenário em que há combinação de preços altos com baixo crescimento econômico.

Confiança

Segundo a pesquisa CNN, desde dezembro, a confiança dos norte-americanos em Trump para usar o poder presidencial de maneira adequada caiu oito pontos e é reconhecida por apenas 46% dos respondentes, enquanto a percepção sobre sua capacidade de liderança caiu nove pontos e é reconhecida por metade dos eleitores.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Premiê australiano é vaiado durante homenagem a vítimas de atentado

Hilary Wardhaugh/Getty Images O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, foi recebido sob vaias ao chegar ao ato realizado na praia de Bondi, em Sydney,...

Sidônio Palmeira deixa duas orientações a ministros na última reunião de 2025

Na reunião ministerial que encerrou as atividades coletivas do governo em 2025, o baiano Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da...

Em sacos, malas e cuecas (por Mary Zaidan) 

A corrupção não é novidade no Brasil e, apesar de avanços após grandes operações, continua presente e, muitas vezes, sem punição rápida. O...