Editora do Metrópoles mostra impacto do apagão em Madri. Vídeo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O apagão que atingiu os países da Península Ibérica – Portugal e Espanha -, além de partes da França, foi testemunhado pela editora de Entretenimento do Metrópoles, Ranyelle Andrade, que está na capital espanhola, Madri.

Ela conversou com algumas pessoas para mostrar o impacto e os transtornos causados pela falta de energia elétrica, que fechou aeroportos e estações de metrôs, cancelou voos, deixou celulares sem sinal e residências às escuras.

“As pessoas estão presas em elevadores”, relatou um entrevistado, em meio ao “apagão geral”.

Assista:

Segundo a operadora de redes energéticas REN, de Portugal, a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro.

Ainda de acordo com a empresa, o restabelecimento da energia pode demorar até uma semana devido à complexidade do fenômeno e pela necessidade de “equilibrar os fluxos elétricos internacionais”.

Transporte público paralisado

A queda de energia paralisou o transporte público, causou grandes engarrafamentos e atrasou voos. Em Madri, Lisboa e no Porto, o metrô foi fechado. Na Espanha, o tráfego ferroviário foi interrompido em todo o país. Linhas telefônicas e caixas eletrônicos também foram afetados.

De acordo com o site de rastreamento de voos Flight Radar, o Aeroporto de Madri ficou fechado para partidas e chegadas por pelo menos meia hora, mas o movimento de aeronaves agora é visível ao redor do campo de aviação.

Segundo relatos de usuários, os semáforos que regulam o trânsito em Madri estão fora de serviço, assim como o metrô e os celulares, com várias pessoas ficando presas nos elevadores de prédios.

Em Lisboa, as estações de metrô fecharam, e serviços de emergência, como viaturas de polícia e ambulâncias, circulam constantemente pelas ruas. Os icônicos bondes da capital estão parados nas ruas, enquanto turistas não conseguem acessar apartamentos turísticos cujas portas são abertas com chips eletrônicos, e famosos restaurantes de frutos do mar frescos estão preocupados com a deterioração devido à falta de refrigeração.

A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica afirmou estar trabalhando para restaurar o fornecimento de energia. “Este é um problema europeu mais amplo”, destacou a Red Electrica.

“Zero” no sistema elétrico

Segundo dados da Red Eléctrica, por volta das 12h30, quando o consumo estava em torno de 25.184 megawatts, ele caiu repentinamente para 12.425 megawatts. A operadora relatou que foi registrado um “zero” no sistema elétrico peninsular, o que geralmente indica um apagão generalizado.

Posteriormente, o sistema elétrico da península começou a recuperar a tensão nas regiões norte e sul, de acordo com a empresa.

Na França, a operadora da rede elétrica RTE informou que houve uma breve interrupção de energia, mas a eletricidade já foi restaurada.

Com informações do portal DW, parceiro do Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um mês após prisões, mortes em UTI no DF ainda são cercadas de mistério

Um mês após as prisões dos técnicos de enfermagem do Hospital Anchieta acusados de injetar substâncias em pacientes com o intuito de matá-los, algumas...

José Balcázar Zelada é eleito novo presidente interino do Peru

Congresso da Republica do Peru O deputado José María Balcázar Zelada, do partido Perú Libre, foi eleito pelo Parlamento o presidente do Congresso do...

Copa do Brasil: 11 clubes garantem vaga na segunda fase do torneio

Nesta quarta-feira (18/2) foram realizadas 11 partidas pela fase inicial da Copa do Brasil