Três cardeais ficarão fora do conclave. Saiba motivo

Publicado:

Três cardeais não participarão do conclave que elegerá o próximo papa da Igreja Católica. Entre os ausentes está o italiano Giovanni Angelo Becciu, que comunicou a decisão de não participar da votação por vontade própria. Outros dois, o bósnio Vinko Pulji? e o espanhol Antonio Cañizares, não estarão presentes por motivos de saúde, conforme informou o Vaticano nesta terça-feira (29/4).

A ausência de Becciu tem relação com os desdobramentos de um processo judicial em que foi condenado, em dezembro de 2023, por irregularidades na compra e venda de um prédio em Londres. Na época dos fatos, o cardeal ocupava o cargo de substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, função considerada estratégica dentro da estrutura da Santa Sé.

Mesmo condenado em primeira instância pelo tribunal do Vaticano, Becciu mantém a alegação de inocência. Ele já havia sido afastado do cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos em 2020, por decisão do papa Francisco, que também determinou a perda dos chamados “direitos ligados ao cardinalato”, como o de participar de um conclave.

A decisão mais recente de não comparecer à eleição papal teria sido tomada, segundo o jornal La Repubblica, para evitar novos desgastes à imagem da Igreja.

Leia também

Já os cardeais Vinko Pulji? e Antonio Cañizares não comparecerão por motivos de saúde. Ambos têm 79 anos e, embora ainda dentro da faixa etária permitida para participar da votação — que é até os 80 anos completos —, não terão condições físicas de estar presentes. O Vaticano não divulgou detalhes sobre o estado de saúde de cada um.

logo metropoles branca

Giovanni Angelo Becciu

1 de 3

Giovanni Angelo Becciu

Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images

Vinko Puljic

2 de 3

Vinko Pulji?

Reprodução

Antonio Canizares

3 de 3

Antonio Cañizares

Reprodução

Conclave

O conclave é a reunião restrita dos cardeais com menos de 80 anos que tem como missão escolher o novo papa, em caso de morte ou renúncia do pontífice. A reunião ocorre na Capela Sistina, em Roma, e segue normas rígidas de sigilo e isolamento.

Os cardeais que vão escolher o novo pontífice se reúnem no Vaticano no próximo dia 7 de maio, uma quarta-feira. A data marca o fim da Novendiales, período de nove dias de luto pela morte do papa Francisco.

Imagem colorida de arte conclave - Metrópoles

conclave imagem destaque 1

A Capela Sistina foi fechada nessa segunda-feira (28/4) para a visitação do público. De agora em diante, o local receberá os preparativos para receber o conclave.

O Vaticano informou que, dos 252 cardeais espalhados pelo mundo, 133 estão aptos a votar. No entanto, apenas 120 participam da escolha. O colegiado do conclave atual foi escolhido pelo próprio papa Francisco antes de morrer.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em greve de fome, Carla Zambelli desmaia antes de audiência na Itália; sessão é adiada para 27 de agosto

Desde o dia 29 de julho, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enfrenta uma dura batalha na Itália, onde está presa. Na última...

Universitário de 20 anos é baleado por policial civil e morre no DF

Na tarde de quinta-feira (14/8), uma tragédia abalou a comunidade do Recanto das Emas, no Distrito Federal. João Gabriel Matos da Silva, um...

Moraes pede que STF agende o julgamento de Bolsonaro para decisão sobre a trama golpista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou ao presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, que defina a data para...