Abaixo da média nacional, apenas 36% das escolas baianas possuem acessibilidade 

Publicado:

Apenas 36% das escolas públicas baianas, entre municipais, estaduais e federais, possuem acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Os dados de 2024, divulgados pela pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), detalham aspectos da infraestrutura das unidades escolares na Bahia. O estudo, chamado QEdu, avalia categorias de infraestrutura, alimentação, dependências, serviços, tecnologias e equipamentos. 

Em números totais, 4.633 escolas baianas foram consideradas acessíveis, no entanto, a Bahia fica abaixo da média nacional, que é de 47% das escolas sendo acessíveis, o equivalente a 64.306 unidades escolares. Ainda com relação à acessibilidade, 41% das escolas, um total de 5.275 escolas, possuem sanitários acessíveis para pessoas com deficiência (PCD).

Em termos de alimentação, a Bahia supera o Brasil. Todas as unidades escolares do estado (12.968 escolas) oferecem alimentação para os alunos, chegando a 100% de cobertura. No Brasil, o índice é de 99%, com 135.962 escolas que oferecem o serviço. Ainda na alimentação, 95% (12.285) das escolas baianas oferecem água filtrada.

Na categoria de dependências, o estudo avalia espaços físicos e recursos que a escola possui. Como critérios básicos, 98% (12.775 escolas) das unidades escolares baianas possuem banheiros, 96% (12.518 escolas) possuem cozinhas e apenas 47% (6.091 escolas) possuem uma sala dedicada aos professores. 

No que diz respeito aos espaços extras de ensino e lazer, os números são menores. Apenas 22% (2.857) das escolas baianas possui biblioteca, 13% (1.633) das unidades possuem laboratório de informática e 4% (568) possuem laboratório de ciências. Salas de leitura e quadras de esportes também são escassas: estão presentes em apenas 17% (2.194) e 26% (3.352) das escolas, respectivamente. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Possível suspensão de mineradora de vanádio mobiliza vereadores de cidade baiana

Os vereadores de Maracás, localizada no Vale do Jiquiriçá, estão em alerta diante da possível suspensão das atividades da Largo Brasil, uma...

Documentário “Entre a Caneta e o Poder” celebra pioneiras do jornalismo feminino na Bahia

Em um período marcado pela censura e repressão da ditadura militar, o documentário “Entre a Caneta e o Poder: Mulheres no Jornalismo da...

Lula anuncia criação de universidade na Bahia com nome em homenagem a Dona Canô

Na última quinta-feira, 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou um dos novos planos do governo: a criação de uma universidade...