Reprodução/Polícia Rodoviária

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio da 1° Vara Criminal de Assis, absolveu os acusados de participar do transporte de mais de 3 toneladas de cocaína apreendidas em dezembro de 2024 — a maior apreensão da droga já registrada na história do estado — na cidade, no interior de São Paulo. Conforme decisão, os réus foram inocentados pela falta de provas.
Na ocasião, dois homens foram presos suspeitos de atuarem como batedores — motoristas que vão na frente para alertar sobre fiscalizações — de um caminhão que transportava a carga avaliada em R$ 130 milhões. Mais de 3,2 toneladas de cocaína eram transportadas em meio a uma carga de ração de gado.
Leia também
Em defesa dos acusados, os advogados usaram dados de localização da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e das operadoras de celular para montar um mapa com os trajetos. O material mostrou à Justiça que os veículos dos suspeitos não fizeram a mesma rota do caminhão e que eles não estavam ligados à droga.
Na decisão, a Justiça levou em conta os argumentos da defesa e determinou a absolvição dos acusados. “É certo que a participação desses acusados nos fatos merecia uma melhor apuração investigativa, inobstante as coincidências contidas na denúncia que não foram suficientes para justificar o decreto condenatório, razão pela qual a absolvição deles é medida de rigor, diante da fragilidade probatória”, esclareceu o magistrado.
Maior apreensão de cocaína da história de São Paulo
De acordo com a SSP, a apreensão das mais de 3,2 toneladas de cocaína é a maior já registrada da história do estado. A quantidade, de acordo com a SSP, teria causado prejuízo de aproximadamente R$ 100 milhões ao crime organizado.
Na ocasião, a droga foi dividida em 2.280 tabletes escondidos em um caminhão carregado com ração animal. O veículo foi abordado na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) durante a Operação Impacto. Além da cocaína, foram encontrados seis pacotes de haxixe, que somaram 5,76 quilos.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?
Comentários Facebook